II Conferência em Neurociências e Psicanálise

Conferência em Neurociências e Psicanálise em Ribeirão Preto vai celebrar as diferenças e semelhanças entre as duas áreas

Dando continuidade ao projeto do I Colóquio em Neurociências e Psicoterapias realizado no ano de 2003, o Departamento de Neurociências do Núcleo Tavola com apoio da Sociedade Internacional de Neuropsicanálise promoverá um espaço de debates para enriquecer esta nascente discussão nos dias 28 e 29 de outubro no Centro Médico de Ribeirão Preto.

A neurociência é uma das áreas que mais avançam no conhecimento científico e possui grande impacto na compreensão do ser humano e da nossa sociedade. A psicanálise, embora separada dos grandes meios de publicação científica e dos meios de saúde pública, ainda constitui um conjunto de teorias muito efetivas para o que se propõe (a psicoterapia, interpretação da cultura e a proposição de novas hipóteses sobre o funcionamento mental). Cada vez um número maior de neurocientistas e psicanalistas tentam construir uma interface entre as duas disciplinas.

Esse movimento moderno de interface entre as duas disciplinas foi nomeado como “Neuro-psicanálise” (e posteriormente “Neuropsicanálise”) como resultado do entusiasmo de importantes psicanalistas e neurocientistas no início do século XXI (dentre eles Eric Kandel, Joseph LeDoux, Antonio Damásio, Oliver Sacks, Andre Green, Mark Solms e outros); criando algumas questões importantes como: A interface “Neuro-psicanálise” é possível? Como essa interface pode ser realizada? Quais benefícios teóricos, clínicos – e até socioculturais – para a compreensão do homem? A disciplina “neuropsicanálise” existe ou pode existir?

O evento vai celebrar as diferenças e semelhanças entre essas duas áreas do conhecimento com participantes de grande destaque nos meios literários e científicos. Estarão presentes 2 ganhadores do Premio Jabuti, Frederico Guilherme Graeff  (1984, categoria Ciências Naturais, pela obra “Drogas Psicotrópicas e seu Modo de Ação”) e Maria Rita Kehl (2010, categoria Não Ficção pela obra “O Tempo e o cão”) além de outros psicanalistas e neurocientistas escritores de renome como Sidarta Ribeiro (Instituto Internacional de Neurociência de Natal Edmond e Lily Safra), Durval Mazzei Nogueira Filho (Instituto Sedes Sapientiae – SP), Lazslo Antônio Ávila ( Faculdade de Medicina de São Jose do Rio Preto), Benilton Bezerra Jr. (Instituto de Medicina Social – UERJ) e Alcides de Souza (Núcleo Tavola – Rib. Preto e Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo).

Coordenando as mesas de debates o evento contará com Luis Henrique Milan Novaes (Núcleo Tavola – Rib. Preto), Richard Theisen Simanke (UFSCar) e Maria José Vecchia (Hemocentro de Ribeirão Preto).

O evento também contará com o lançamento da segunda edição do livro Desejo e prazer na idade moderna” (editora UNICAMP) de Luiz Roberto Monzani. Monzani é um dos filósofos da psicanálise mais influentes do Brasil e dará autógrafos durante o coquetel de abertura, na sexta-feira.

As inscrições devem ser feitas antecipadamente, pelo site e os preços promocionais vão até dia 20 de agosto.

Serviço

  • II Conferência em Neurociências e Psicanálise
    • Inscrições e informações: pelo site, http://nucleotavola.com.br/neuropsicanalise
    • Data: 28 e 29 de outubro de 2011
    • Local: Centro Médico de Ribeirão Preto (Rua Thomaz Nogueira Gaia, 1275, Jd. Irajá, Ribeirão Preto- SP
Categorias: Eventos e tags: , . Para adicionar o texto à sua lista de favoritos, use o permalink. Envie um comentário ou deixe um trackback: URL de trackback.

Um Trackback

  1. Por vosaubaines em 27 de abril de 2020 às 10:34

    vosaubaines

    dr martens church st酶vler svart 銉°兂銈?銉偠銉?dress 銈点兂銉€銉?/a> zapatillas skechers con brillo mini melissa orb schoenen clarks roze schoenen boss oran啪ov媒 tenisky

Envie um Comentário

Seu email nunca será divulgado. Os campos de preenchimento necessário estão marcado com um *

*
*
WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com