Distribuição Realmente Simples ou como se manter atualizado sem esforço

Os sites interessantes sobre ciências são muitos e daria trabalho acompanhar todos eles se você precisasse visitá-los um a um. Mas não precisa, graças a uma tecnologia chamada RSS (abreviação de Really Simple Sindication). Muitos sites de notícias e de revistas científicas e quase todos os blogs produzem automaticamente um arquivo RSS ou feed, que serve para transmitir as atualizações daquele site a outros sites ou programas, chamados de leitores de RSS ou agregadores de notícias. Um excelente leitor de RSS com acesso gratuito é o Google Reader. Para usá-lo, basta ter uma conta no Google. Você já tem uma se é usuário do Gmail ou do Orkut. Caso contrário, crie uma conta. Aí acesse o Google Reader e vamos ver como usá-lo para que ele lhe informe sempre que os seus sites favoritos forem atualizados.

Navegue a um site que você quer incluir no Google Reader. Em geral, você pode ver se um site tem suporte a RSS pela barra de endereço do seu navegador. Se você usa o Firefox, procure o ícone laranja como destacado na figura abaixo.

Se você não encontrar o ícone acima na barra de endereço, o site provavelmente não tem suporte a RSS.

Se você usa o Internet Explorer, procure o ícone laranja como destacado na figura abaixo.

Se o ícone estiver cinza, como na figura abaixo, o site provavelmente não tem suporte a RSS.

Alguns sites têm suporte a RSS, como o da Nature, mas o ícone laranja não aparece na barra de endereço. Por isso, quando um site que você quiser adicionar ao Google Reader não tiver o ícone laranja, antes de desistir, dê uma olhada no rodapé da página ou no menu de navegação do site, pois às vezes é possível encontrar links para o arquivo RSS nestes lugares.

Vamos adicionar o blog que você está lendo agora ao Google Reader. Se você usa o Firefox:

  1. Clique no ícone laranja mostrado acima e selecione “Inscrever ‘coNeCte feed RSS’…”.
  2. Na página que será carregada, selecione “Google” em “Inscrever este RSS no:” e selecione a caixa “Sempre inscrever RSS no Google”.
  3. Clique em “Inscrever agora”.
  4. Clique em “Add to Google Reader”.

Se você usa o Internet Explorer:

  1. Clique no ícone laranja.
  2. Selecione e copie o endereço do arquivo RSS que aparece na barra de endereço. No caso deste blog, o endereço do arquivo RSS é http://blog.sbnec.org.br/feed/
  3. Navegue ao Google Reader.
  4. Na página do Google Reader, clique em “Adicionar inscrição”.
  5. Cole no formulário o endereço que você copiou e clique em “Adicionar”.

Este último procedimento, a partir do passo 2, funciona também com o Firefox ou sempre que você souber qual é o endereço do arquivo RSS. Por exemplo, visite a página de RSS da Nature. O ícone laranja não aparece na barra de endereço, mas se você copiar os endereços dos links indicados na página, pode adicioná-los ao Google Reader em “Adicionar inscrição”. O endereço de RSS da Nature Neuroscience, por exemplo, é http://www.nature.com/neuro/current_issue/rss

E agora, sempre que você quiser saber se algo foi publicado neste blog ou na Nature Neuroscience ou em qualquer outro site que tenha suporte a RSS, é só visitar um único site: o Google Reader.

Nota: Se você encontrar um site que produz um arquivo Atom, considere-o como um variante do RSS e trate-o da mesma forma. Um arquivo XML, dependendo do contexto, pode ser a mesma coisa.

Categorias: Neurociência e tags: , . Para adicionar o texto à sua lista de favoritos, use o permalink. Envie um comentário ou deixe um trackback: URL de trackback.

Um Comentário


  1. Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function ereg() in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php:194 Stack trace: #0 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/comments.php(34): thematic_commenter_link() #1 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/comment-template.php(1471): require('/home/storage/5...') #2 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/single.php(38): comments_template() #3 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/template-loader.php(74): include('/home/storage/5...') #4 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-blog-header.php(19): require_once('/home/storage/5...') #5 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/index.php(17): require('/home/storage/5...') #6 {main} thrown in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php on line 194