PARTIDA DE UM GRANDE MENTOR E UM PILAR DA PSICOBIOLOGIA NO BRASIL

Hoje (27/12/2019) nosso querido Orlando Francisco Amodeo Bueno nos deixou. Devia estar cansado de não poder ir ao Departamento de Psicobiologia da UNIFESP ou à UFABC, onde atuava como professor visitante. Orlando sempre foi um amante da vida e de um bom papo com seus alunos, colegas e amigos de trabalho.

Aprendi um pouco de Psicologia com Orlando, no curso de nivelamento oferecido pelo departamento. Foi uma experiência e tanto. Orlando tinha uma forma particular de ensinar, baseada em discussões. Nada de powerpoint, projetor de slide ou retrotransparência (isso foi nos idos de 1985). Eram textos imensos, lousa e discussão. Pois é, com Orlando você tinha que pensar, refletir… a coisa era profunda.

Orlando era um expoente na área de Neurobiologia da Memória, trabalhando inicialmente com modelos animais. Mas sua paixão era a Neuropsicologia, área à qual dedicou grande parte de sua vida acadêmica, orientando quase 70 dissertações de Mestrado e 40 teses de Doutorado. Vários de seus alunos tornaram-se Docentes de destaque em Universidades Públicas do nosso país, contribuindo para a formação de novos acadêmicos. Fundou o Centro Paulista de Neuropsicologia (CPN), uma referência no tratamento e reabilitação de pacientes com lesões neurológicas, Doença de Alzheimer, derrames, autismo e outras condições que afetam a cognição.

Seu riso fácil, suas brincadeiras fingindo que não entendia nada e seu papo profícuo e profundo farão falta. Descanse em paz, querido professor e amigo. A Psicobiologia e a Neuropsicologia no Brasil perdem um de seus maiores pilares. E o Departamento de Psicobiologia da UNIFESP perde um grande mentor, um importante construtor de nossa filosofia de igualdade e espírito democrático. Sentiremos muito a sua falta!

Categorias: Eventos. Para adicionar o texto à sua lista de favoritos, use o permalink. Envie um comentário ou deixe um trackback: URL de trackback.

Um Comentário


  1. Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function ereg() in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php:194 Stack trace: #0 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/comments.php(34): thematic_commenter_link() #1 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/comment-template.php(1512): require('/home/storage/5...') #2 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/single.php(38): comments_template() #3 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/template-loader.php(77): include('/home/storage/5...') #4 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-blog-header.php(19): require_once('/home/storage/5...') #5 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/index.php(17): require('/home/storage/5...') #6 {main} thrown in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php on line 194