Hoje (27/12/2019) nosso querido Orlando Francisco Amodeo Bueno nos deixou. Devia estar cansado de não poder ir ao Departamento de Psicobiologia da UNIFESP ou à UFABC, onde atuava como professor visitante. Orlando sempre foi um amante da vida e de um bom papo com seus alunos, colegas e amigos de trabalho.
Aprendi um pouco de Psicologia com Orlando, no curso de nivelamento oferecido pelo departamento. Foi uma experiência e tanto. Orlando tinha uma forma particular de ensinar, baseada em discussões. Nada de powerpoint, projetor de slide ou retrotransparência (isso foi nos idos de 1985). Eram textos imensos, lousa e discussão. Pois é, com Orlando você tinha que pensar, refletir… a coisa era profunda.
Orlando era um expoente na área de Neurobiologia da Memória, trabalhando inicialmente com modelos animais. Mas sua paixão era a Neuropsicologia, área à qual dedicou grande parte de sua vida acadêmica, orientando quase 70 dissertações de Mestrado e 40 teses de Doutorado. Vários de seus alunos tornaram-se Docentes de destaque em Universidades Públicas do nosso país, contribuindo para a formação de novos acadêmicos. Fundou o Centro Paulista de Neuropsicologia (CPN), uma referência no tratamento e reabilitação de pacientes com lesões neurológicas, Doença de Alzheimer, derrames, autismo e outras condições que afetam a cognição.
Seu riso fácil, suas brincadeiras fingindo que não entendia nada e seu papo profícuo e profundo farão falta. Descanse em paz, querido professor e amigo. A Psicobiologia e a Neuropsicologia no Brasil perdem um de seus maiores pilares. E o Departamento de Psicobiologia da UNIFESP perde um grande mentor, um importante construtor de nossa filosofia de igualdade e espírito democrático. Sentiremos muito a sua falta!
Um Comentário