Brenda Milner, 100 anos hoje!

Brenda Milner (McGill University, Montreal)

 

Car@s colegas,

Hoje é aniversário de 100 anos de uma das fundadoras das neurociências cognitivas, Brenda Milner, e vale a pena relembrar um pouco dessa longa e prolífica história. Leiam o profile escrito por Robert Zatorre na útima Current Biology (também em anexo).

Brenda Milner, uma psicóloga inglesa que migrou para o Canadá durante a segunda guerra, foi orientada por Donald O. Hebb na Universidade McGill, e depois trabalhou com Wilder Penfield no Instituto Neurológico de Montreal (MNI), representando a encarnação viva deste notável triunvirato de neurocientistas de relevância mundial que aquela instituição nos legou.

Durante 51 anos ela estudou e acompanhou o caso de Henry Molaisson, conhecido apenas como paciente H.M. até seu falecimento em 2008, e que nos ensinou muito sobre a complexa natureza da memória e, sobretudo, do papel central do Hipocampo.

Uma dramatização do caso aparece no vídeo Amnesiac, parte da série de documentários Dark Matters: Twisted but true (do canal Science), embora sob um enfoque um tanto machista, como poderão perceber..

Neste vídeo, o papel real de Brenda Milner no caso é mostrado de forma bastante reduzida, até tímida, o que não coincide com a realidade: prefiro a forma como ela é mostrada na versão em quadrinhos de Les grands De´brouillards – um pequeno trecho aparece no artigo de Watson & Klein, também em anexo. Se bem que Scoville era, de fato, um neurocirurgião bastante famoso à época, ao menos o documentário esboça uma crítica honesta ao lado eticamente questionável do procedimento que decidiu realizar em Molaisson (que lembra um pouco o aventureirismo do português António Egas Moniz em 1935). Outra imprecisão é a explicação dada para o motivo da realização da cirurgia, antes derivada do tipo de epilepsia (focal) que dos supostos mecanismos neuroquímicos envolvidos (o glutamato só foi reconhecido como neurotransmissor três décadas depois da cirurgia, que aconteceu em 1953).

Baixe os artigos citados diretamente e leia:

Excerpt from Les grands De´brouillards, 2001, volume 4: 11 Histoires Scientifiques En Comics. Credits to Johanne David (research and script) and Re´al Godbout (script and drawing). OUP.

(Agradeço ao Antônio de Pádua Carobrez pela ágil lembrança)

Categorias: Eventos, História, Neurociência, Notícias, Vídeos e tags: , , . Para adicionar o texto à sua lista de favoritos, use o permalink. Envie um comentário ou deixe um trackback: URL de trackback.

Um Comentário


  1. Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function ereg() in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php:194 Stack trace: #0 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/comments.php(34): thematic_commenter_link() #1 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/comment-template.php(1474): require('/home/storage/5...') #2 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/single.php(38): comments_template() #3 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/template-loader.php(74): include('/home/storage/5...') #4 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-blog-header.php(19): require_once('/home/storage/5...') #5 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/index.php(17): require('/home/storage/5...') #6 {main} thrown in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php on line 194