Participação no “Coordinating Global Brain Projects Meeting”: o que foi e o que virá

Relato encaminhado pela colega Raquel Vecchio Fornari  (UFABC) de interesse geral:

No dia 19 de setembro foi lançado o International Brain Initiative durante uma reunião que acompanhou a 71ª Assembleia Geral da ONU. Não por acaso, no mesmo dia aconteceu, na Universidade Rockefeller, o Coordinating Global Brain Projects Meeting, organizado pelos pesquisadores Cori Bargmann (The Rockefeller university) e Rafael Yuste (Columbia University).

O principal objetivo deste evento foi reunir pesquisadores e administradores que representam projetos de larga escala que já estão acontecendo no mundo – como o BRAIN Initiative (EUA), o Human Brain Project (União Europeia), o Brain/MINDS project (Japão), o Brain Project on Cognition and Brain Disorders (Koreia), entre outros – assim como institutos e fundações de neurociência de vários países (tanto públicos como privados, ver abaixo), para estimular e coordenar projetos globais, juntando assim esforços e metodologias para avançar no entendimento do cérebro humano.

Para implantar o International Brain Initiave e promover um maior intercâmbio entre os grandes projetos de neurociência dos diferentes países, algumas idéias foram expostas e discutidas no evento, como a criação de uma estação internacional do cérebro (International Brain Station), onde dados de neuroimagem em humanos ou de expressão gênica em animais possam ser armazenados e compartilhados, para maximizar as possibilidades de colaborações tanto na pesquisa básica como na clínica. Outras propostas incluem o compartilhamento e padronização de ferramentas e tecnologias, incentivo ao intercâmbio de estudantes e pesquisadores, estimular projetos de fundações privadas (como Allen Brain, Simon Global Brain, Janelia, etc.) e coordenar mecanismos de financiamento para colaborações de alto impacto.

Como tudo isto irá, de fato, se concretizar, e principalmente qual será o papel ou a participação da América do Sul e do Brasil neste grande projeto, ainda está no ar. Mas talvez esta seja uma nova era para a neurociência mundial, e uma oportunidade que vale a pena seguir de perto. Eu tive o prazer de participar deste evento como ouvinte, e me coloco a disposição de quem quiser saber um pouco mais.

Raquel Vecchio Fornari

Universidade Federal do ABC

Maiores informações:

http://www.sciencemag.org/news/2016/09/big-dreams-emerge-big-brain-science-projects

http://www.scientificamerican.com/article/worldwide-brain-mapping-project-sparks-excitement-and-concern/

Institutos e Fundações de Neurociência presentes no evento:

Allen Institute for Brain Science

Simons Foundation (Global Brain)

Janelia

Kavli Foundation

The Max Planck Institute of Neurobiology

The Wellcome Trust

Lundbeck Foundation

Brain Canada Foundation

Brain Behavior Research Foundation

– Google

iNSCOPIX

NeuroNexus

Categorias: Eventos, Neurosfera, Notícias, Oportunidades, Política. Para adicionar o texto à sua lista de favoritos, use o permalink. Envie um comentário ou deixe um trackback: URL de trackback.

Envie um Comentário

Seu email nunca será divulgado. Os campos de preenchimento necessário estão marcado com um *

*
*