II Semana Nacional do Cérebro – o desafio da divulgação científica, de 11 a 17 de março

II Semana Nacional do Cérebro de 11 a 17/03/2013

Em 2012 realizamos a I Semana Nacional do Cérebro e conseguimos promover 44 atividades em todo o território nacional, bastante se comparado às 65 atividades em toda América Latina. No mundo todo, porém, realizaram-se 931 eventos, sendo que mais da metade destes ocorreram na américa do norte. As neurociências são uma das áreas que mais crescem no país e temos capacidade de fazer muito mais em termos de divulgação científica de qualidade. Nossa meta em 2013 é tentar dobrar o número de atividades realizadas e cobrir todas as regiões do país, como a centro-oeste, onde não houve ações em 2012. Este é o desafio coletivo dos neurocientistas para a II Semana Nacional do CérebroII SNC, que ocorrerá de 11 a 17 de março próximo em todos os rincões de nosso país.

A Semana do Cérebro (Brain Awareness Week) é uma campanha global de promoção do conhecimento popular acerca do cérebro e do sistema nervoso, divulgando avanços e benefícios produzidos por esta área de ponta conhecida como neurociências.  A cada ano, no mês de março, Universidades, Institutos de Pesquisa, Hospitais e outras organizações, inclusive Agências do Governo, unem-se, durante uma semana, para um esforço coletivo de popularização dos conhecimentos neurocientíficos. Coordenada pela Dana Alliance for Brain Initiatives e a European Dana Alliance for the Brain, a 18a Semana Internacional que este ano realizar-se-á entre 11 e 17 de Março de 2013.

Em princípio todas as atividades serão gratuitas e abertas a todo o público.

http://www.dana.org/brainweek/images/BAWSmallHeader.jpg


II SNC: O que posso fazer?

Inscreva sua proposta aqui (registro nacional) e também aqui (registro internacional). Sua atividade, quando homologada, integrará oficialmente a II SNC e também a 18th BAW.

A proposta básica é que cada interessado ou grupo de interessados (a) organize e apresente, durante aquela semana, palestras, aulas públicas, exposições, exibições de filmes, enfim, apresentações das mais variadas categorias, sempre (b) sob responsabilidade de cada um dos proponentes, (c) realizada nos mais variados espaços: Escolas, Praças Públicas, Universidades, Feiras, Shoppings, etc, e (d) gratuita e aberta a todos os públicos.

Esta é a segunda vez que a Semana do Cérebro é articulada nacionalmente e em sincronia com a BAW internacional: a promoção é da Sociedade Brasileira de Neurociências e ComportamentoSBNeC e é coordenada pela Comissão Nacional da II SNC, composta pelos colegas Maira Froes (UFRJ), Cecília Hedin-Pereira (UFRJ),  Daniela Martí Barros (FURG), Maria Elena Crespo López (UFPA), Marcia Renata Mortari (UnB), Norberto Cairasco (USP-RP), Antônio Pereira (UFRN), além de Lézio Bueno Jr., Rafael Ruggiero e Artur Fernandes (USP-RP).

A SBNeC chancelará e divulgará os eventos que forem duplamente cadastrados nos dois sítios, o da DANA Foundation e no Blogue da SNC: é importante que cada iniciativa seja registrada em ambos sistemas (usando os links acima) para garantir a máxima visibilidade.

Cadastre sua atividade e divulgue-a entre seus colegas, amigos e ao público em geral.

Dúvidas e sugestões, escreva para semanadocerebro@sbnec.org.br

___________________

Breve histórico da SNC

Uma iniciativa precursora ocorreu no Rio de Janeiro em 2010, e em 2011, além do Rio, Ribeirão Preto abraçou a causa (veja o vídeo aqui), porém ambas atividades foram apenas locais. Em 2012 conseguimos, pela primeira vez, nacionalizar o evento com a I Semana Nacional do Cérebro. Leia mais sobre esta mobilização neste artigo ou assista esta rápida apresentação Prezi.

Saiba mais sobre a Brain Awareness Week e as formas de apoio que existem a sua disposição.


(atualizada em 15fev2013)

Categorias: Anúncios da Diretoria, Eventos, Notícias, Semana Nacional do Cérebro e tags: , , . Para adicionar o texto à sua lista de favoritos, use o permalink. Envie um comentário ou deixe um trackback: URL de trackback.

Um Comentário


  1. Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function ereg() in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php:194 Stack trace: #0 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/comments.php(34): thematic_commenter_link() #1 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/comment-template.php(1474): require('/home/storage/5...') #2 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/single.php(38): comments_template() #3 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/template-loader.php(74): include('/home/storage/5...') #4 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-blog-header.php(19): require_once('/home/storage/5...') #5 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/index.php(17): require('/home/storage/5...') #6 {main} thrown in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php on line 194