Colóquio Escolas da Percepção Ano II – JOGO DAS CONTAS DE VIDRO FRACTAIS

JOGO DAS CONTAS DE VIDRO FRACTAIS: COLABORAÇÃO BIOCIBERMOTORA MUSICAL

Eufrasio Farias Prates (Inst. Artes UnB)

Apresentação de instalação interativa, incluindo abertura e explanação de funcionamento de software.
Refs:
O Jogo das Contas de Vidro Fractais tomou por inspiração a obra de Hermann Hesse sobre uma sociedade futura que se dedicava a um sofisticado jogo integrando música, matemática, cultura e filosofia. Nesta versão computacional, fractais gerados pela equação iterativa de Gaston Julia: F(x)=(z.z)-(z/c)2 (onde “c” é um número complexo representando a razão áurea) são convidados a mediar o diálogo entre inteligência biológica e artificial. A primeira realiza melodias imprevisíveis por meio de movimentos corporais capturados por uma webcam e convertidos em dados processados pelo algoritmo. Tais dados são armazenados e passam a compor uma base de dados a partir da qual a  inteligência artificial construirá sua improvisação, crescentemente complexa conforme se amplia o vocabulário e sua base de aprendizagem.
Diversamente de um jogo entre adversários, esse jogo busca estimular as dimensões mais complexas da percepção a partir das analogias entre as melodias geradas pela cooperação entre humano e ciborgue. Imagens da webcam são misturadas a fractais e projetadas como forma de monitoramento do funcionamento do sistema e de estímulo lúdico visual, o que torna o sistema plausível para portadores de deficiência auditiva.
A poética dessa ciberinstalação sustenta-se em transduções semióticas de noções da física holonômica, da teoria do caos e da geometria dos fractais, tais como imprevisibilidade, acausalidade, multidimensionalidade, paradoxalidade, omnijetividade, etc.
A percepção dessas noções depende, naturalmente, de uma refinada disponibilidade cognitiva para perceber a subversão das relações de causa e efeito, a ausência de referenciais absolutos, as quebras na linearidade e o crescimento da complexidade dos timbres, ritmos e sucessões melódicas imprevisíveis gerados na interação coautoral com a obra-processo.
Isto não impede, entretanto, que qualquer interator encontre suas próprias formas de interpretar ludicamente o diálogo estabelecido com o sistema. Propõe-se a ele, a partir dessa experiência, estímulos para a ampliação de suas capacidades perceptivas e de sua visão paradigmática.
Youtube: Eufrasio Prates

 

Categorias: Eventos. Para adicionar o texto à sua lista de favoritos, use o permalink. Envie um comentário ou deixe um trackback: URL de trackback.

Um Comentário


  1. Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function ereg() in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php:194 Stack trace: #0 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/comments.php(34): thematic_commenter_link() #1 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/comment-template.php(1510): require('/home/storage/5...') #2 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/single.php(38): comments_template() #3 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/template-loader.php(77): include('/home/storage/5...') #4 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-blog-header.php(19): require_once('/home/storage/5...') #5 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/index.php(17): require('/home/storage/5...') #6 {main} thrown in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php on line 194