Colóquio Escolas da Percepção Ano II – PEQUENAS PERCEPÇÕES

PEQUENAS PERCEPÇÕES: CONTORNOS DE UM GESTO EM ARTE?

Profa. Leila Reinert (Universidade Mackenzie SP)

Algumas relações estabelecem A ARTE, O ARTISTA, como quase mágicas. Por isso pensei em alguma coisa bem “pessoal”, num certo sentido. É um gesto, um modo de existir, um modo de perceber, dentre muitos outros. É um processo, um procedimento de pesquisa, uma proposta de ensino dentre tantas outras possíveis.

Como um gesto em arte está articulado à nossa percepção do entorno, à nossa atenção com as coisas? Não importa se estamos projetando uma ação com os recursos mais sofisticados, altas produções, ou se desenhamos com cabelo nos azulejos do banheiro enquanto tomamos banho. Em ambas as circunstâncias é a percepção que temos do processo vivenciado, ou experimentado, que produz arte. E não importa se sou aluno regular ou das quebradas. O que faz fazer arte não são os recursos materiais, domínios técnicos/tecnológicos, apoios financeiros, e sim um modo de estar no mundo, de habitar uma existência. Quero dizer: há trabalhos de alto custo que não dizem nada, e trabalhos sem orçamento que mudam o mundo. Problematizar é a questão.

Deleuze diz que o importante não é se dar bem em arte, mas na vida.

http://anatomiadaspaixoes.blogspot.com/

 

Categorias: Eventos. Para adicionar o texto à sua lista de favoritos, use o permalink. Envie um comentário ou deixe um trackback: URL de trackback.

Um Comentário


  1. Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function ereg() in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php:194 Stack trace: #0 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/comments.php(34): thematic_commenter_link() #1 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/comment-template.php(1510): require('/home/storage/5...') #2 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/single.php(38): comments_template() #3 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/template-loader.php(77): include('/home/storage/5...') #4 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-blog-header.php(19): require_once('/home/storage/5...') #5 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/index.php(17): require('/home/storage/5...') #6 {main} thrown in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php on line 194