Segundo Encontro do Clube Brasileiro das Purinas

 

Durante a XXIV Reunião Anual da FESBE em 2009, foi criado o Clube Brasileiro de Purinas. A iniciativa surgiu do desejo dos pesquisadores brasileiros em congregar a comunidade científica em torno da sinalização purinérgica e, através de encontros periódicos, promover uma maior integração entre os pesquisadores da área.

A primeira iniciativa do Conselho Executivo do Clube de Purinas foi a realização do evento: “Primeiro Encontro do Clube Brasileiro das Purinas: Sinalização Purinérgica e Implicações Terapêuticas,” em Águas de Lindóia, SP, no período de 23 a 25 de agosto de 2010 como parte das atividades do Programa Pré-FESBE. A Comissão Organizadora foi composta pelos Professores Dr. Robson Coutinho-Silva da UFRJ, Dr. Henning Hulrich da USP e a Dra. Ana Maria Oliveira Battastini da UFRGS. Pesquisadores brasileiros especialistas em sinalização purinérgica, com excelente produção científica na área, foram convidados e participaram da organização do evento, bem como fizeram parte do programa científico com a apresentação de palestras. Além disso, renomados cientistas internacionais também foram convidados e apresentaram seus trabalhos. O programa científico abordou os recentes trabalhos no campo das ectonucleotidases, purinas e seus receptores. Além das conferências, o programa também incluiu apresentações orais e na forma de painéis, selecionadas a partir de resumos submetidos por estudantes e jovens cientistas.

O primeiro encontro do Clube Brasileiro de Purinas foi um grande sucesso, tendo havido a participação de cerca de 120 inscritos, com a apresentação de 46 pôsteres, 6 palestras internacionais e 5 simpósios. Este sucesso logo nos animou a organizar um segundo encontro, de modo a que pudéssemos dar continuidade ao processo de implantação e fortalecimento do clube. Dessa forma, é com grande satisfação que organizamos o “Segundo Encontro do Clube Brasileiro das Purinas”, com grandes expectativas de estarmos plantando uma semente fértil no âmbito da pesquisa nacional com vistas ao reconhecimento internacional do trabalho desenvolvido por nossos pesquisadores no campo da sinalização purinérgica. A intenção é criar uma excelente oportunidade para estimular o intercâmbio de idéias e potenciais colaborações entre os pesquisadores brasileiros e especialmente os do Estado do Rio de Janeiro. O evento irá realizar-se novamente como um evento satélite pré-FESBE no Centro de Convenções SulAmérica no Rio de Janeiro, facilitando assim a organização da reunião. Este ano estamos optando por um programa abrangente congregando pesquisadores de vários estados brasileiros.

Esperamos nos encontrar em Agosto no Rio de Janeiro.

http://www.purinas2011.uff.br/

Categorias: Eventos. Para adicionar o texto à sua lista de favoritos, use o permalink. Envie um comentário ou deixe um trackback: URL de trackback.

2 Comentários


  1. Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function ereg() in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php:194 Stack trace: #0 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/comments.php(34): thematic_commenter_link() #1 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/comment-template.php(1510): require('/home/storage/5...') #2 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/single.php(38): comments_template() #3 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/template-loader.php(77): include('/home/storage/5...') #4 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-blog-header.php(19): require_once('/home/storage/5...') #5 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/index.php(17): require('/home/storage/5...') #6 {main} thrown in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php on line 194