A SBNeC e as drogas

O debate “Neurociência e Drogas” foi certamente um dos pontos altos da última reunião da SBNeC, em Caxambú. Foi gratificante escutar os palestrantes da sessão e a discussão que se seguiu. Incrível ver a sala lotada, acompanhando e participando do debate, que de duas horas programadas, se extendeu a quatro! Prova clara da importância do tema para as Neurociências…(e muito além). Como era de se esperar num tema altamente controverso, complexo e abrangente, a discussão saiu do âmbito das neurociências e adentrou áreas como política, sociologia, antropologia etc. Alguns depoimentos da platéia elucidaram o quão educativo foi a discussão ampla, permitindo a muitos obterem acesso a conhecimentos que ignoravam, permitindo-lhes refletir e amadurecer.

Mas acho que faltou, ao final, algo prático, concreto, no que diz respeito ao posicionamento da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento com relação ao tema, algo realista e que pudéssemos levar à sociedade, sem que desrespeitemos a opinião individual dos sócios. Gostaria de sugerir que a SBNeC faça um levantamento entre seus sócios, talvez um pleito virtual, para saber se haveria maioria a favor da SBNeC assinar oficialmente a Declaração de Viena. O intuito do documento é diminuir os prejuízos da atual “guerra às drogas” que vivenciamos globalmente, e que infelizmente vem afetando também o nosso país de maneira seríssima.

A Declaração de Viena é um documento da mais alta seriedade, redigido por organizações científicas e cientistas de diversos países que clamam por políticas de drogas baseadas em evidências, e não em ideologias. A declaração reconhece o fracasso da guerra contra as drogas em reduzir o consumo e a oferta de drogas (são quatro décadas de dados que podem ser analisados cientificamente), elucida muitos dos problemas criados pela proibição e propõe que novas alternativas sejam buscadas com evidências científicas. A descrição dos próprios criadores da declaração é:

“A Declaração de Viena é uma declaração que procura melhorar a saúde e a segurança da comunidade ao buscar a incorporação de evidência científica nas políticas de drogas ilícitas. Estamos convidando cientistas, profissionais da saúde e o público para endossar este documento para chamar a atenção dos governos e das agências internacionais à estes problemas e ilustrar que uma reforma da política de drogas é um assunto urgente de significância internacional.”

A Declaração já conta com mais de 16000 assinaturas em poucos meses de existência, e pode ser um instrumento poderoso e eficaz no redesenhamento da política de drogas atual, que tantos danos causa, adicionais aos danos do consumo de drogas per se. Dentre os notórios signatários, temos o ex-presidente brasileiro Fernando Henrique Cardoso.

O texto completo pode ser lido e assinado aqui

Para saber mais:

http://www.youtube.com/watch?v=8_bwh3MS5Z8

http://www.drogasedemocracia.org/

saudações

eduardo schenberg, recém doutor em neurociências

Categorias: Eventos, Política e tags: , , , , , . Para adicionar o texto à sua lista de favoritos, use o permalink. Envie um comentário ou deixe um trackback: URL de trackback.

Um Comentário


  1. Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function ereg() in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php:194 Stack trace: #0 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/comments.php(34): thematic_commenter_link() #1 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/comment-template.php(1510): require('/home/storage/5...') #2 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/single.php(38): comments_template() #3 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/template-loader.php(77): include('/home/storage/5...') #4 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-blog-header.php(19): require_once('/home/storage/5...') #5 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/index.php(17): require('/home/storage/5...') #6 {main} thrown in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php on line 194