Softwares gratuitos para análise do Labirinto em Cruz Elevado e Campo Aberto

Embora softwares como o Ethovision permitam a análise de tarefas como o Labirinto em Cruz Elevado (Plus Maze) e o Campo Aberto (Open Field) de forma automatizada, muitos grupos não os utilizam por seu alto custo, ou porque programas de análise automática de vídeos não são otimizados para determinados tipos de análise. Por isso, gostaria de oferecer à comunidade de pessoas que trabalham com essas duas tarefas dois programas gratuitos, de minha autoria: o PlusMZ e o OpenFLD.

No Labirinto em Cruz Elevado, seus recursos permitem o registro do tempo e número de entradas em braços abertos e fechados, bem como no centro do aparato. No Campo Aberto, registra o tempo e número de cruzamentos dentro e entre a periferia e o centro do aparato. Além disso, é possível registrar também o tempo e a frequência de comportamentos complementares como Auto-limpeza (Grooming) e Mergulhos (Head-dip). Os dois programas são muito mais fáceis de usar do que o registro manual com cronômetros e papel, porque facilitam enormemente a forma de coleta e registro dos dados, que são salvos automaticamente em uma planilha já formatada.

Os programas podem ser usados tanto no momento do teste (através de um laptop, por exemplo) ou na análise de vídeos gravados previamente.

Como funciona


O PlusMZ e o OpenFLD têm interfaces similares. O usuário tem a opção de configurar os parâmetros do teste – tempo total da tarefa, quais comportamentos complementares utilizar, etc.  Ao clicar em ‘Começar’, o registro de cada tipo de comportamento passa a ser controlado através do teclado. No OpenFLD, por exemplo, o usuário utiliza as teclas ‘1’ e ‘2’ para indicar quando houve um cruzamento em determinada parte do aparato, e o programa automaticamente registra o tempo e a frequência com que isso ocorreu.

No caso de medidas complementares (segunda coluna nos programas), o usuário segura o botão correspondente pelo tempo em que o animal permanecer fazendo aquele comportamento. No PlusMZ, por exemplo, enquanto o animal ficar com as duas patas frontais acima do chão, o usuário deve manter pressionada a tecla ‘7’, e a frequência e tempo desse tipo de comportamento serão registrados automaticamente. Ao final do tempo determinado pelo usuário nas configurações, os programas apresentarão um relatório com os dados coletados. Esses dados são salvos automaticamente em uma planilha e em um arquivo texto de backup.  Cada novo teste é registrado em uma nova linha da planilha central.

Para baixar os programas, utilize os links abaixo.

PlusMZ: http://tiny.cc/plusmz

OpenFLD: http://tiny.cc/openfld

Link para arquivo .rar com os dois programas em pastas (para quem tiver problemas com a instalação, ou queira usar os programas a partir de um pendrive): http://tiny.cc/probinst

Obs: Outro software gratuito para análise de tarefas com labirintos é o X-Plo-Rat, de Khalil Chaim, do laboratório do professor Silvio Morato. Esse programa permite outros tipos de análise (posição do animal em quadrantes específicos, por exemplo), mas é mais difícil de configurar e operar. Acesse-o aqui: http://scotty.ffclrp.usp.br/page.php?6

Categorias: Neurosfera. Para adicionar o texto à sua lista de favoritos, use o permalink. Envie um comentário ou deixe um trackback: URL de trackback.

Um Comentário


  1. Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function ereg() in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php:194 Stack trace: #0 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/comments.php(34): thematic_commenter_link() #1 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/comment-template.php(1510): require('/home/storage/5...') #2 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/single.php(38): comments_template() #3 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/template-loader.php(77): include('/home/storage/5...') #4 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-blog-header.php(19): require_once('/home/storage/5...') #5 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/index.php(17): require('/home/storage/5...') #6 {main} thrown in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php on line 194