Meu tio da América (Mon oncle d’Amérique)

Sinopse

O filme conta a história de três personagens, René (Gérard Depardieu) que é um ex-fazendeiro que se torna gerente de uma empresa que passa por um período de corte de funcionários, Janine que é uma atriz talentosa envolvida com um homem casado que conheceu em um dos seus espetáculos e Jean que é um escritor e político em ascenção, insatisfeito com sua vida pessoal e que precisa tomar decisões importantes em sua vida. Durante a trama os atos dos personagens são utilizado para ilustrar as teorias do comportamento humano do professor Henri Laborit que aparece no filme como narrador. O filme que mistura ficção e documentário foi premiado na França e indicado ao oscar de melhor filme estrangeiro em 1981.

Ficha Técnica

Ano: 1980

Direção: Alan Resnais

Gênero: Drama

Origem: França

Tempo de Duração: 125 minutos

Atores: Gérard Depardieu, Nelly Borgeaud, Nicole Garcia, Roger Pierre.

Neurociência

A narrativa gira em torno das teorias do comportamento de Henri Labourit, um famoso sociobiologista francês. Segundo Henri existem quatro tipos de comportamentos: consumo, punição, gratificação e inibição. O comportamento de consumo atende as necessidades básicas como se alimentar, o de punição é a fuga ou luta a fim de evitar uma experiência desagradável, o de gratificação é a tentativa de repetir uma experiência prazerosa e o de inibição é a inanição diante de uma situação estressante. As teorias expostas nesse filme foram uma das bases para a compreensão das doenças psicosomáticas (muito comuns hoje em dia) que relacionam o comportamento dos indivíduos à determinadas patologias como por exemplo úlceras.

Cartaz francês do filme.

Categorias: Filmes, Neurosfera. Para adicionar o texto à sua lista de favoritos, use o permalink. Envie um comentário ou deixe um trackback: URL de trackback.

Um Comentário


  1. Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function ereg() in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php:194 Stack trace: #0 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/comments.php(34): thematic_commenter_link() #1 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/comment-template.php(1510): require('/home/storage/5...') #2 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/single.php(38): comments_template() #3 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/template-loader.php(77): include('/home/storage/5...') #4 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-blog-header.php(19): require_once('/home/storage/5...') #5 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/index.php(17): require('/home/storage/5...') #6 {main} thrown in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php on line 194