Pra que serve o ciúme?

Certa vez eu ouvi alguém dizer: “nunca confie em uma pessoa que não tem ciúmes”! Eu me imaginei sendo uma pessoa que não transmitia confiança, considerando o citado acima. O que é ciúme, pra que serve? Uma característica extremamente importante da evolução é a capacidade que temos de conquistar e manter algo, seja um bem material quanto uma pessoa, ou melhor, os sentimentos desta pessoa. Temos a facilidade de nos apoderarmos de coisas que na verdade nem sabemos como são. Quando sentimos que alguém esta tentando usurpar o que pensamos ser nosso, nos sentimos ameaçados e a primeira sensação que temos é o ciúme.
Portanto, o ciúme nada mais é do que um medo de perder alguma coisa. Todavia, este sentimento que serve para preservamos melhor o que temos evitando assim perde-lo, muitas vezes nos faz perder o que poderíamos ter. Falando em relacionamentos, isso ocorre quando o ciúme torna-se um martírio para ambos, tanto quem sente o ciúme quanto quem é vítima do ciumento. Atualmente existe uma “moda” criminosa esta historia de crimes passionais, ou assassinatos em nome do amor, o que por si só já é uma contradição, pois quem ama quer o bem.
Mas do que temos ciúmes? O que faz homens e mulheres sentirem ciúmes em relação ao amado e a amada não é a mesma coisa. Homens se preocupam com a capacidade reprodutiva deles então, eles têm ciúmes e se sentem traídos se ocorre interesse ou efetiva relação sexual da parceira com o outro; assim, eles perdem a capacidade de deixar uma prole com a mulher, independente de sentimentos. Já a mulher tem ciúmes de sentimentos, para ela traição é um homem gostar de outra mulher; isso implicaria em dividir os recursos com a concorrente, sejam estes recursos materiais ou emocionais. Por isso, um homem pode não se preocupar tanto se sabe que sua companheira tem sentimentos por um outro homem, desde que não faça nada com ele. Por outro lado, a mulher pode até perdoar um deslize do companheiro se este não demonstra afetividade pela concorrente. Então mesmo sendo por eventos comuns, ciúme e traição se apresentam de forma diferente em homens e mulheres. Independentemente de como seja concebido, o ciúme deve ter limites para não invadir a individualidade do outro, fazendo com que isso se torne uma obsessão caracterizando uma falta total de confiança na pessoa amada e inviabilizando qualquer relacionamento sadio. Portanto, ciúme é bom, mas dentro dos limites mínimos do respeito e cumplicidade

Categorias: Neurociência e tags: . Para adicionar o texto à sua lista de favoritos, use o permalink. Envie um comentário ou deixe um trackback: URL de trackback.

Um Comentário


  1. Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function ereg() in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php:194 Stack trace: #0 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/comments.php(34): thematic_commenter_link() #1 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/comment-template.php(1510): require('/home/storage/5...') #2 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/single.php(38): comments_template() #3 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/template-loader.php(77): include('/home/storage/5...') #4 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-blog-header.php(19): require_once('/home/storage/5...') #5 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/index.php(17): require('/home/storage/5...') #6 {main} thrown in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php on line 194