A Computational Study on the Role of Gap Junctions and Rod Ih Conductance in the Enhancement of the Dynamic Range of the Retina

Os neurônios podem se comunicar através de sinapses químicas e elétricas. As sinapses elétricas possibilitam uma comunicação direta entre o meio intracelular de duas células através canais denominados gap junctions . Apesar das gap juncions serem encontradas em varias regiões do cérebro sua função exata ainda não é completamente compreendida. Recentes modelos sensoriais simplificados com receptores acoplados por gap junctions sugerem que este acoplamento pode amplificar a faixa de resposta dinâmica do sistema.

Isso significa que a faixa de valores de intensidade a qual o sistema responde será aumentada através do acoplamento dos receptores por gap junction. Recentes evidencias experimentais mostram que as gap junctions estão presentes nos circuitos responsáveis pela transmissão de sinais dos bastonetes para as células ganglionares na retina de vertebrados.
Para investigar se a predição feita por modelos simplificados permanece valida em um modelo mais realístico, nos construímos um modelo detalhado dos circuitos mediados pelos bastonetes na retina de vertebrados. Nosso modelo de retina contém modelos de um único compartimento com canais iônicos modelados de acordo com o formalismo de Hodgkin-Huxley dos bastonetes, cones, células bipolares, células amácrinas e ganglionares organizados em camadas com um padrão realístico de conectividade por sinapses elétricas e químicas. Nossos resultados são consistentes com as predições anteriores e prediz que quanto mais periférica for a expressão das gap junctions, maior será o efeito da amplificação da faixa de resposta dinâmica.

Link para o paper.

Categorias: Publicamos e tags: . Para adicionar o texto à sua lista de favoritos, use o permalink. Envie um comentário ou deixe um trackback: URL de trackback.

Um Comentário


  1. Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function ereg() in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php:194 Stack trace: #0 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/comments.php(34): thematic_commenter_link() #1 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/comment-template.php(1510): require('/home/storage/5...') #2 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/single.php(38): comments_template() #3 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/template-loader.php(77): include('/home/storage/5...') #4 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-blog-header.php(19): require_once('/home/storage/5...') #5 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/index.php(17): require('/home/storage/5...') #6 {main} thrown in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php on line 194