Não sei se caso… se compro uma bicicleta…

logo1Quem nunca se viu numa situação dessas?
Não me refiro a dúvida de casar ou comprar uma bicicleta, mas muitas vezes chegamos na situação do:

E agora? O que eu faço?

Nem sempre tomar decisões é uma tarefa fácil… o cérebro que o diga!

O assunto é tão complexo que a Nature Neuroscience decidiu (e essa decisão deve ter sido fácil) dedicar uma parte da edição de abril de 2008 só aos artigos que falam de tomada de decisões! Nada relacionado a casamentos e bicicletas, e sim às via neuronais e as estruturas cerebrais envolvidas nesse processo.

A habilidade de fazer escolhas certas é crucial para a sobrevivência. Uma boa decisão requer o envolvimento e a integração de várias estruturas cerebrais. A complexidade das decisões varia entre as mais diversas espécies animais sendo mais simples nos animais com o córtex menos desenvolvido e mais complexas nos animais de córtex mais desenvolvido, ou seja, nós!

Uma das estruturas relacionadas com a tomada de decisões é o córtex paracingulado anterior, uma região altamente relacionada com as emoções. A atividade dessa região precede a decisão.
O que torna uma grande mentira a frase: “Deixe a razão decidir”.
A atividade do córtex paracingulado anterior é importante não só na tomada de decisões, mas também ajuda em decisões futuras.

Essa região também está relacionada com o aprendizado baseado na recompensa, ou seja, se alguma vez vivemos fortes emoções numa corrida de mountain bike e aprendemos que isso é prazeroso pro nosso cérebro (recompensa), provavelmente vamos preferir a bicicleta ao casamento, uma vez que você tenha aprendido que nem sempre os casamentos nos trazem tantas recompensas!
Por outro lado, se você estiver muito apaixonado, com certeza não há recompensa melhor do que estar ao lado da pessoa amada e nesse caso vocé fará a opção casamento (ou não)! Depende das experiências vividas por cada um!

Outra região envolvida na tomada de decisões é o córtex frontal (mais precisamente no córtex orbitofrontal), aquele do julgamento, do raciocínio, do pensamento…
Isso também exclui a frase: Siga (só) o seu “coração”!

Ele também contém informações a respeito do que aquela decisão vai te trazer. É nessa região que você vai perceber que… caso escolha a bicicleta, ela nunca irá brigar com você caso queira chegar mais tarde do trabalho na sexta ou se você saiu em pleno domingo de sol pra jogar bola com os seus amigos!

Um dos núcleos da base, o núcleo caudado, também está relacionado com a tomada de decisões. Ele participa na “previsão” da recompensa. Se eu escolher X eu vou ganhar isso, mas se eu ecolher Y vou ganhar aquilo (o “isso” e o “aquilo” vou deixar a critério de vocês).

Nesse caso, a ínsula está envolvida com os estados emocionais negativos. Se eu escolher X eu vou perder isso, mas se eu ecolher Y vou perder aquilo (“isso” e “aquilo” novamente a critério de vocês).

Quando a decisão envolve dinheiro, sexo, fazer compras, comer chocolate e outras coisas prazerosas… o buraco, quer dizer o núcleo é mais em baixo. A área tegmental ventral que fica no tronco encefálico (mesencéfalo), libera dopamina no núcleo accumbens (núcleo do prazer). Afinal, todos nós sabemos o quanto é prazeroso ganhar dinheiro ou comprar uma roupa nova!

Legenda: CD (núcleo caudado), Ins (Ínsula), OFC (córtex órbitofrontal), APC (córtex paracingulado anterior), NA (núcleo accumbens), VTA (área tegmental ventral).

* Josy Pontes é médica-veterinária, mestre em Ciências pelo departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

BAYER, H. Focus on decision making. Nature Neuroscience, 11(4):387, 2008.
DOYA, K. Modulators of decision making. Nature Neuroscience, 11(4):410-6, 2008.
LEE, D. Game theory and neural basis of social decision making. Nature Neuroscience, 11(4):404-9, 2008.
RUSHWORTH, MF; BEHRENS, TE. Choice, uncertainty and value in prefrontal and cingulate cortex. Nature Neuroscience, 11(4):389-97, 2008.

Categorias: Notícias. Para adicionar o texto à sua lista de favoritos, use o permalink. Envie um comentário ou deixe um trackback: URL de trackback.

Um Comentário


  1. Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function ereg() in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php:194 Stack trace: #0 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/comments.php(34): thematic_commenter_link() #1 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/comment-template.php(1510): require('/home/storage/5...') #2 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/single.php(38): comments_template() #3 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/template-loader.php(77): include('/home/storage/5...') #4 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-blog-header.php(19): require_once('/home/storage/5...') #5 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/index.php(17): require('/home/storage/5...') #6 {main} thrown in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php on line 194