Aulas com Kandel e Cia.

Acho que todos da área de neurociência já estudaram com o livro do Kandel, do Gazzaniga ou do Bear. Mas, e se pudéssemos assistir também às suas aulas? Bem, a internet tornou isso possível. Instigado pelo ótimo post do Peter sobre podcasts científicos (alguns posts abaixo), relacionei alguns links que contêm palestras, aulas e até cursos inteiros sobre os mais variados temas. São de lugares de reputação duvidosa, como o MIT e as Universidades de Berkeley, Princeton e Columbia, mas… é de graça!

Os links nem sempre funcionam, mas em geral a qualidade é muito boa. Claro, tudo em inglês – ótimo para manter a língua em dia.

MIT (http://mitworld.mit.edu/browse/topic/19): Palestras de nomes como Noam Chomsky, Mark Bear, Steven Pinker, Marvin Minsky, só para citar alguns…

UC BERKELEY (http://webcast.berkeley.edu/courses.php): Centenas de cursos completos em diversas áreas, incluindo biologia, ciências cognitivas e da computação. Reparem que no canto superior direito é possível selecionar o ano e período.

PRINCETON UNIVERSITY (http://www.princeton.edu/WebMedia): No lado esquerdo, clique em “LECTURES”, há diversas palestras, como as do neurocientista Michael Gazzaniga, do biólogo Matt Ridley e do físico Roger Penrose. É um pouco bagunçado, mas dá pra achá-los. Há muita coisa da área de humanidades também, entre elas palestras de grandes escritores atuais, como do israelense Amos Oz (esteve na Flip em Paraty) e do britânico Ian McEwan. Também no lado esquerdo, há um link chamado “SPECIAL EVENTS”, onde podemos assistir uma palestra do atual ganhador do premio Nobel de economia e crítico ferrenho do governo Bush, Paul Krugman (o homem foi um dos que previram a atual crise financeira…).

COLUMBIA UNIVERSITY (http://www.columbia.edu/cu/news/media): Palestras diversas. No menu superior é possível navegar nos anos.

Ah! O Kandel tem um link só pra ele: http://www.hhmi.org/research/investigators/kandel.html

Quem souber de outros, por favor, compartilhe!

Boas Aulas!

Categorias: Neurociência e tags: , . Para adicionar o texto à sua lista de favoritos, use o permalink. Envie um comentário ou deixe um trackback: URL de trackback.

12 Comentários


  1. Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function ereg() in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php:194 Stack trace: #0 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/comments.php(34): thematic_commenter_link() #1 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/comment-template.php(1510): require('/home/storage/5...') #2 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/single.php(38): comments_template() #3 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/template-loader.php(77): include('/home/storage/5...') #4 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-blog-header.php(19): require_once('/home/storage/5...') #5 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/index.php(17): require('/home/storage/5...') #6 {main} thrown in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php on line 194