“Era uma vez um cérebro” – palestra 06/12/2008

texto por Luciana Christante:

No próximo sábado, dia 6 de dezembro, às 15h, Luciana Christante de Mello dá uma palestra sobre história das neurociências na Biblioteca de Ciências Mário Schenberg, no bairro da Lapa, em São Paulo. A idéia é fazer um passeio histórico que mostre a evolução do conhecimento sobre o cérebro, da trepanação até as técnicas de neuroimageamento, passando pelas principais descobertas feitas nos últimos séculos.


Uma massa cinzenta, que pesa pouco mais de 1kg e mais parece o miolo de uma noz gigante, é responsável por tudo o que sentimos, pensamos e fazemos. O cérebro é o órgão mais fascinante do corpo humano e gosta de descobrir, de aprender e de se emocionar. O cérebro gosta inclusive de entender o que é o próprio cérebro, e isso já vem de muito tempo. As primeiras “cirurgias” cerebrais, por exemplo, foram feitas numa época em que os homens ainda moravam em cavernas. Ao longo dos tempos o ser humano criou um grande número de artimanhas, experimentos e teorias para entender o que acontece de verdade dentro de suas cabeças. Entre erros e acertos, chegamos ao século 21 sabendo muito sobre a estrutura e o funcionamento de nossa máquina pensante.

O objetivo desta palestra é contar algumas histórias que ajudaram a construir o que hoje chamamos Neurociências. Muitas destas histórias são inacreditáveis, algumas são engraçadas e há ainda outras totalmente equivocadas, que mostram que a ciência não está livre de preconceitos, mas que é possível superá-los, porque cérebros inteligentes sabem reconhecer seus erros. Mas apesar de já sabermos tantas coisas, ainda há muito por descobrir sobre essa complexa teia de neurônios que governa nossas vidas. Pode parecer pretensioso pensar que um dia o cérebro vai conseguir desvendar todos os mistérios de si próprio, mas que ninguém duvide, pois nesse momento há milhares de cérebros no mundo todo trabalhando duro para alcançar este objetivo.

Quando e onde:
Sábado, 06/12, às 15h
Biblioteca de Ciências Mário Schenberg.
R. Catão, 611 – Lapa
São Paulo/SP CEP: 05049-000

Categorias: Eventos e tags: . Para adicionar o texto à sua lista de favoritos, use o permalink. Envie um comentário ou deixe um trackback: URL de trackback.

Um Comentário


  1. Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function ereg() in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php:194 Stack trace: #0 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/comments.php(34): thematic_commenter_link() #1 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/comment-template.php(1510): require('/home/storage/5...') #2 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/single.php(38): comments_template() #3 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/template-loader.php(77): include('/home/storage/5...') #4 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-blog-header.php(19): require_once('/home/storage/5...') #5 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/index.php(17): require('/home/storage/5...') #6 {main} thrown in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php on line 194