CURSO DE BIOFÍSICA 1a. Edição

Prezados colegas sócios da SBNeC

Depois de um tempo de trabalho, eu e um grande amigo, o Prof. Carlos Alberto Mourão Junior (Dept. Fisiologia – UFJF) elaboramos uma nova proposta para ensino de biofísica. Gostaria que todos conhecessem!

www.editoraguanabara.com.br

Aqueles que forem professores da área, a Editora disponibiliza na medida do possivel exemplares de cortesia. Basta mandar um e-mail para a Sra. Sylvana Tebaldi (s.tebaldi@grupogen.com.br), que é a responsavel pelo marketing.

Esperamos seus comentários! Segue uma carta de apresentação…

abraços,

Dimitri Abramov (abramov@biof.ufrj.br)

Carlos Alberto Mourão Junior (carlos.mourao@ufjf.edu.br)

Prezado Professor,

Nós e a Editora Guanabara Koogan / Grupo GEN trazemos o “Curso de Biofísica”, um livro didático escrito para os jovens que estão entrando na Universidade, iniciantes na vida acadêmica. Ele busca trazer o conhecimento necessário e suficiente para a formação de um profissional com domínio crítico da Fisiologia e seus desdobramentos. Com uma linguagem acessível, um conteúdo puramente conceitual e um dimensionamento para um curso de 14 semanas, este livro foi organizado para ser uma ferramenta amigável tanto para o aluno quanto para o professor.

Está lançado um livro didático de Biofísica, escrito por brasileiros e 100% conceitual.

Não buscamos escrever um tratado técnico para referência dos especialistas, visando à informação. Buscamos, sim, um projeto didático destinado a ensinar e a conspirar para a formação. Buscamos reunir os conhecimentos fundamentais para a construção de um profissional generalista da área de saúde, capaz de dominar a Fisiologia e seus desdobramentos, capaz de buscar sozinho as soluções dentro dos tratados e textos técnicos.

Como professores, muitas vezes nos defrontamos com um aluno desinteressado pelo ciclo básico de disciplinas, ainda despreparado para os textos técnicos, e sem realmente ter aprendido Física na escola, e nem tampouco ciente de que a Física é muito importante para a área de saúde.

Para chegarmos a este aluno precisamos de um texto palatável, digerível e nutritivo. Palatável enquanto escrito com uma linguagem que se aproxima do coloquial sem comprometer o rigor conceitual, sem o uso da matemática. Digerível enquanto traz uma história compreensiva já a uma primeira leitura, possibilitando, inclusive, o importantíssimo autodidatismo. Nutritivo enquanto esta história é sobre o conhecimento da Física relevante à Biologia com toda a sua riqueza, sem a necessidade de uma equação sequer.

O “Curso de Biofísica” é pretende ser um livro bonito, prático, que informa o necessário e forma o essencial, pois enfocamos em suas páginas conceitos formais por outras perspectivas, por outras linhas de raciocínio e dedução, e sem a utilização da linguagem matemática, que muitas vezes é aversiva aos alunos da área de saúde.

Pela forma como foi concebido, nosso livro permite que o aluno seja capaz de apreender o conteúdo unicamente pela leitura do texto, aliviando, desta forma, o professor, que poderá exercer seu papel como facilitador do processo de aprendizado, enquanto o aluno se torna sujeito ativo neste processo.
Enfim, eis o nosso “Curso de Biofísica”. Esperamos que gostem e adotem como um auxiliar na sua árdua, porém gratificante e nobre tarefa de educar.

E não paramos de trabalhar e de transformar! Para isso, contamos com sua colaboração. Estaremos muito agradecidos recebendo as suas sugestões e críticas a respeito do nosso trabalho, que poderão, no futuro, em muito nos auxiliar em uma eventual segunda edição.

Um grande abraço,

Mourão e Dimitri

Categorias: Publicamos. Para adicionar o texto à sua lista de favoritos, use o permalink. Envie um comentário ou deixe um trackback: URL de trackback.

Um Comentário


  1. Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function ereg() in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php:194 Stack trace: #0 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/comments.php(34): thematic_commenter_link() #1 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/comment-template.php(1510): require('/home/storage/5...') #2 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/single.php(38): comments_template() #3 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/template-loader.php(77): include('/home/storage/5...') #4 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-blog-header.php(19): require_once('/home/storage/5...') #5 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/index.php(17): require('/home/storage/5...') #6 {main} thrown in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php on line 194