Niterói, 05 de novembro de 2009.
Prezadas/os Senhoras/Senhores
Tendo em vista a dificuldade intransponível dos pesquisadores que estão sem recursos disponíveis para pagar a taxa de publicação em um “OPEN ACCESS JOURNAL”, gostaria de sugerir aos órgãos de fomento (CNPq, CAPES, FAPERJ, FAPESP, FINEP, etc), a criação de um fomento dirigido aos pesquisadores que não têm disponibilidade financeira oriunda de outras fontes.
A análise e o trâmite desta solicitação deveriam ser rápidos, baseando-se na qualidade do periódico em tela e da comprovação do aceite do paper, bem como da impossibilidade institucional de realizar este pagamento.
Esta solicitação de recursos deveria ser encaminhada rapidamente pelo Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação, o qual poderia através de suas assessorias verificar qual órgão de fomento seria mais adequado para obter o financiamento, bem como garantiria a veracidade das informações sobre a ausência dos recursos que estão sendo solicitados pelo pesquisador. Este procedimento evitaria favorecimentos e “fraudes” no cumprimento das regras.
Atenciosamente,
Luiz G Gawryszewski, MD, PhD
Professor Associado II do Departamento de Neurobiologia
Pesquisador 2 do CNPq
e-mail: gawryszewski.lg@pq.cnpq.br
2 Comentários