Construindo a Comissão de Diversidade da SBNeC – um convite à reflexão

Prezados sócios e sócias,

Acompanhar as mudanças que se dão na sociedade é prática fundamental tanto como cientistas quanto cidadãos. Nesse sentido, nossas ações devem se basear e refletir uma constante leitura do mundo e das evidências científicas ao nosso dispor. Um processo constante de ação-reflexão, onde nos colocamos como autores da nossa própria história. Sendo assim, é impossível para nós, membros da SBNeC, não reconhecer a necessidade de mudanças profundas nas estruturas sociais das quais fazemos parte. 

Com o avanço cada vez maior de tecnologias de informação e comunicação, fica evidente a desigualdade de acesso e oportunidade presente em nossa Sociedade, um reflexo da sociedade brasileira como um todo. A exemplo disto, pudemos ver na última reunião da assembleia da SBNeC um painel com dados sobre a discrepância de gênero em diferentes níveis desta Sociedade. Tal discussão fomentou a criação de um Comitê pro-tempore para discutir diversidade, não se restringindo somente à questão de gênero, mas englobando a interseccionalidade das identidades sociais.

Após quase um ano da criação deste grupo, gostaríamos de apresentar o resultado do nosso trabalho. Em anexo, está a proposta de regimento para criação de uma comissão permanente de diversidade na SBNeC. Este documento, fruto de muitas discussões, consultas externas e apreciação preliminar por parte da atual diretoria está agora disponível para apreciação de todos os membros da SBNeC. Durante a XLIII Reunião Anual  que se aproxima, faremos um evento satélite (a ser anunciado em breve) onde poderemos discutir sugestões e colher mais opiniões sobre o regimento proposto antes de submetê-lo a votação em assembleia.

Esperamos nos encontrar em breve.

Atenciosamente,

Comitê pro-tempore de Diversidade

Alfred Sholl Franco – UFRJ

Ana Cleide Vieira Gomes Guimbal de Aquino – UFRA

Bryan da Costa Souza – UFRN

Eliane Volchan – UFRJ

Fátima Cristina Smith Erthal – UFRJ

Karin da Costa Calaza – UFF

Tatiana Lima Ferreira – UFABC

Vinícius Valentino Maria – UFRJ

Categorias: Anúncios da Diretoria, Notícias. Para adicionar o texto à sua lista de favoritos, use o permalink. Envie um comentário ou deixe um trackback: URL de trackback.

Um Comentário


  1. Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function ereg() in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php:194 Stack trace: #0 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/comments.php(34): thematic_commenter_link() #1 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/comment-template.php(1510): require('/home/storage/5...') #2 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/single.php(38): comments_template() #3 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/template-loader.php(77): include('/home/storage/5...') #4 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-blog-header.php(19): require_once('/home/storage/5...') #5 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/index.php(17): require('/home/storage/5...') #6 {main} thrown in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php on line 194