Barry L. Jacobs, professor emérito da Universidade de Princeton, faleceu em 10 de janeiro de 2020 aos 77 anos de idade.

Barry Jacobs, 2004 em seu casamento com Suzie Berger (foto de Holly Maxson).

Neurocientista internacionalmente reconhecido nos temas serotonina, sono, depressão e substâncias psicoativas. Prof. Jacobs veio ao Brasil em 2001 a nosso convite e do Prof. Luiz Eduardo Ribeiro do Vale ( Fisiologia –ICB/USP) seu ex post doutorando, com apoio SBNeC para participar da Reunião Anual da FESBE onde ministrou a conferência: Updating the pharmachological, behavioral and rhytmic aspects of the serotonergic system functions, e na ocasião também participou de Simpósio com o tema Serotonin na Ubiquitous molécule and its role in biological systems. A partir desse encontro surgiram colaborações com os laboratórios de Neurociências do Depto de Anatomia do Instituto de Ciências Biomédicas e com as Universidade Federal de Pernambuco e a Universidade Federal de São Carlos.

Professor Jacobs adentrou a Universidade de Princeton em 1972 vindo de Stanford. Foi director do Programa de Pós graduação em Neurociências (1988-2000). Ministrou por décadas o curso “‘The Brain: A User’s Guide’ a estudantes de diferentes áreas da Universidade que se entusiasmavam com sua personalidade risonha, acolhedora e ao mesmo tempo fascinante no perscrutar as maravilhas do cérebro.

Seu bom humor, interesse genuíno pelos trabalhos dos colegas (clinico ou laboratorial), generosidade e amizade faziam dele um parceiro insuperável. Como não podia deixar de ser, tinha interesse por artes, em todas as suas expressões. Como hobby fazia cerâmica (que presenteava aos amigos), arte em madeira (molduras). Colega de E.C Azmitia (NYU) assistimos juntos à peça “Corpus Callosum” em Nova York, a qual gerou interessante debate sobre interconectividade. Barry L. Jacobs, deixa, além de saudades, respeito e admiração que traduzidos em inspiração a muitos jovens de diferentes cantos do planeta. Gratidão Mestre e Amigo (também de nós brasileiros).

Categorias: Eventos. Para adicionar o texto à sua lista de favoritos, use o permalink. Envie um comentário ou deixe um trackback: URL de trackback.

2 Comentários


  1. Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function ereg() in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php:194 Stack trace: #0 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/comments.php(34): thematic_commenter_link() #1 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/comment-template.php(1510): require('/home/storage/5...') #2 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/single.php(38): comments_template() #3 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/template-loader.php(77): include('/home/storage/5...') #4 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-blog-header.php(19): require_once('/home/storage/5...') #5 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/index.php(17): require('/home/storage/5...') #6 {main} thrown in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php on line 194