Terremoto gerencial ameaça a ciência brasileira – a triste interdição do IB da UFF

IB -IFF agosto de 2014Uma grave falha estutural ameça derrubar o prédio do Instituto de Biologia da UFF, no campus do Valonguinho, em Niterói, que foi interditado na última sexta-feira, dia 15/08.

Apesar do evidente crescimento da investigação científica em nosso país ser notável, em particular na área biomédica (incluindo as neurociências), com muitas bolsas e oportunidades de se obter recursos, ainda enfrentamos dificuldades gerenciais elementares em termos de infraestrutura física, seja nas construções, que ficam muito aquém do adequado em função das limitações impostas pelas licitações, seja em seus aspectos de segurança, e mesmo na simples manutenção cotidiana. Regras muito engessadas para gastos e licitações, no afã de moralizar as contas, acabam extrapolando o que é racional e custando muito mais caro para todos no final. Já está mais que na hora de rediscutirmos essa parte da equação antes que todo esforço – investimento de recursos públicos – termine produzindo ótimos pesquisadores que não têm onde trabalhar.

A SBNeC solidariza-se com os colegas da UFF que estão passando por esta tragédia anunciada e coloca-se a disposição para encaminhar soluções que sejam suficientemente rápidas e duradouras ao problema.

Diretoria da SBNeC & Representantes Discentes
(Gestão 2011-2014)

PS: Reproduzimos, a seguir, mensagem do colega Roberto Paes de Carvalho, um dos pesquisadores cujo laboratório localiza-se no prédio interditado, e uma das centenas de pesquisadores prejudicados – entre eles, mais de cem bolsistas de IC, mestrado e doutorado – e, por ora, sem perspectivas de solução.

Em 18 de agosto de 2014 20:18, Roberto Paes de Carvalho <…> escreveu:

Com tristeza e apreensão informamos a interdição do Instituto de Biologia da UFF em função da ameaça de ruir do prédio, Contamos com o apoio de todos, sociedades, órgão governamentais de fomento à pesquisa, universidades e outras instituições de pesquisa a nos ajudar e à reitoria da UFF a encontrar uma solução rápida e duradoura para este problema, sob pena de ocorrer prejuízo incalculável às pesquisas, teses, etc desenvolvidas na nossa instituição. Cordialmente, Roberto Paes de Carvalho
Programa de Neurociências
Dep. Neurobiologia
Instituto de Biologia
Universidade Federal Fluminense
Caixa Postal 100180
Niterói, RJ 24020-971

 

A interdição na mídia:

Categorias: Notícias, Política. Para adicionar o texto à sua lista de favoritos, use o permalink. Envie um comentário ou deixe um trackback: URL de trackback.

Um Comentário


  1. Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function ereg() in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php:194 Stack trace: #0 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/comments.php(34): thematic_commenter_link() #1 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/comment-template.php(1510): require('/home/storage/5...') #2 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/single.php(38): comments_template() #3 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/template-loader.php(77): include('/home/storage/5...') #4 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-blog-header.php(19): require_once('/home/storage/5...') #5 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/index.php(17): require('/home/storage/5...') #6 {main} thrown in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php on line 194