Sócios da SBNeC ganham Prêmio de Excelência Acadêmica em Ciências Cognitivas

Em iniciativa pioneira, o Núcleo de Cognição da UFABC criou Prêmio de Excelência Acadêmica em Ciência Cognitiva (PEACC),

para incentivar a pesquisa de alunos de graduação e pós-graduação da UFABC. Os autores foram agraciados com o valor em dinheiro de R$ 1000,00.

O prêmio foi dado ao ao trabalho intitulado “Developmental and Functional Expression of miRNA Stability Related Genes in the Nervous System“, de autoria de Érica de Sousa, Lais T. Walter, Guilherme S. V. Higa, Otávio A. N. Casado, e Alexandre H. Kihara.

Segundo a comissão julgadora, “…o trabalho, publicado na PLOS ONE, descreve de forma brilhante e original o controle da expressão gênica por microRNAs. Os autores demonstram claramente a ontogenia e a expressão de duas proteínas, PAPD4 e XRN2, relacionados com a estabilização e degradação, respectivamente, de microRNAs em células de retina neuronais, gliais, progenitoras e endoteliais sob diferentes condições ambientais. Os autores concluem que variações ambientais alteram os níveis e a localização de proteínas envolvidas com os processos de degradação e estabilização de microRNAs sugerindo a importância destes nos processos de controle de expressão gênica. O controle da expressão gênica por microRNA é extremamente novo na literatura científica e seu entendimento definitivo pode contribuir de forma significativa para diversos processos incluindo o desenvolvimento de diversas patologias”.

Ainda, a comissão avaliadora resolveu atribuir Menção Honrosa ao trabalho intitulado “Processing of fear and anger facial expressions: the role of spatial frequency“, de autoria de William E. Comfort, Meng Wang, Christopher P. Benton e Yossi Zana.

Segundo a comissão, “…o trabalho, publicado em Frontiers in Psychology, se destaca pela contribuição original e importante ao conhecimento sobre a relação entre processos visuais básicos e o reconhecimento visual de emoções. Os três experimentos relatados no artigo impressionam pela metodologia engenhosa e cuidadosa, essencial na confiabilidade dos resultados e a solidez das conclusões”.

A importância do prêmio se fez notar pela presença de dirigentes da UFABC na cerimônia de premiação:

Prof. Klaus Capelle, Pró-reitor de pesquisa da UFABC

Prof. Hélio Waldman, Reitor da UFABC

Prof. Luiz Bevilacqua, Presidente do Comitê de Implantação e ex-Reitor da UFABC

Comissão Avaliadora:

1) Raquel Vecchio Fornari (presidente da comissão, CMCC)

2) Peter Classens (CMCC)

3) Martha Bernardi (CMCC)

4) Daniel Carneiro Carrettiero (CCNH)

5) Leia Bagesteiro (CECS)

Categorias: Eventos. Para adicionar o texto à sua lista de favoritos, use o permalink. Envie um comentário ou deixe um trackback: URL de trackback.

Um Comentário


  1. Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function ereg() in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php:194 Stack trace: #0 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/comments.php(34): thematic_commenter_link() #1 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/comment-template.php(1510): require('/home/storage/5...') #2 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/single.php(38): comments_template() #3 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/template-loader.php(77): include('/home/storage/5...') #4 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-blog-header.php(19): require_once('/home/storage/5...') #5 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/index.php(17): require('/home/storage/5...') #6 {main} thrown in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php on line 194