Em poucos dias, entre 03 e 05 de maio, Brasília sediará o primeiro Congresso Internacional sobre Drogas: Lei, Saúde e Sociedade, uma oportunidade histórica para discutirmos questões importantes que residem na complexa interface entre ciência, política e costumes.
Saiba mais aqui.
Inscreva-se! Participe!
Autoridades e especialistas dos mais variados campos do conhecimento estarão reunidos para discutir as políticas atuais, no Brasil e no mundo, sob uma óptica racional, objetiva e calcada no melhor conhecimento científico. Entre os temas abordados, estão: (1) história do uso de drogas psicoativas e de suas proibições; (2) impactos do proibicionismo no tratamento da dependência e no sistema penitenciário; (3) disparidades entre o conhecimento científico e as leis que regulam as drogas psicoativas, (4) regulamentação do uso medicinal, recreativo e ritualístico da maconha e seus derivados; (5) consequências sociais da política de guerra às drogas e alternativas viáveis; (6) estratégias específicas para o problema do crack; (7) políticas para redução de danos; (8) experiências governamentais estrangeiras, e (9) o papel da mídia e de educadores na rediscussão com a sociedade desses temas.
O encontro é uma iniciativa conjunta da Universidade de Brasília (UnB), Conselho Federal de Psicologia (CFP), Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM), Núcleo de Estudos Interdisciplinares de Psicoativos (NEIP) e da Associação Brasileira de Estudos Sociais do Uso de Psicoativos (ABESUP). É financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (CAPES) e conta com o apoio institucional da Coordenação Nacional de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas (Ministério da Saúde), da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento (SBNEC), do Programa de Atendimento e Orientação a Dependentes (PROAD-Unifesp), do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (CEBRID-Unifesp), da Associação Brasileira de Ensino em Psicologia (ABEP), da Comissão Brasileira Sobre Drogas e Democracia (CBDB), do International Centre for Science in Drug Policy (ICSDP), do Centro de Investigación y Docencia Económicas del México (CIDE), da Rede Pense Livre e do Movimento Viva Rio.
As sessões terão lugar no auditório do Museu da República, localizado na Esplanada dos Ministérios. O espaço tem capacidade para 700 pessoas, mas a sessões serão transmitidas ao vivo, de forma aberta, pela internet. O evento culminará com a produção de um documento formal de referência apontando diretrizes para uma nova política de drogas no Brasil.
2 Comentários