FeSBE manifesta-se em defesa das Universidades Públicas

Com algum atraso registramos o Manifesto enviado pela FeSBE à Exma. Sra. Presidenta Dilma Roussef em 06/09/2012, em apoio às Universidades Federais que recém haviam concluído uma das mais longas greves nacionais da história e com poucos resultados. O Manifesto resultou de proposta encaminhada pela SBNeC, cujo teor foi aprovado em nossa Assembléia Geral em 23 de agosto de 2012.

O texto do Manifesto está na sequência:

FeSBE encaminha carta à presidente Dilma em defesa das universidades
Durante a 27ª Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE 2012), realizada de 22 a 25 de agosto, as sociedades coligadas escreveram um manifesto que foi encaminhado à presidente da República, Dilma Rousseff, em defesa das universidades.Confira a íntegra abaixo: 

Excelentíssima Senhora Presidenta,

 

A Federação das Sociedades Brasileiras de Biologia Experimental (FeSBE), que congrega nove sociedades científicas atuantes na área, decidiu, em sua reunião anual ocorrida em 24 de agosto, manifestar-se solidária com os professores das universidades públicas federais que realizam movimento nacional pleiteando melhores condições de trabalho.No Brasil, a maior parte da pesquisa científica se faz em Universidades Públicas por profissionais cuja qualificação requer formação altamente especializada por longos períodos, e que nem sempre são remunerados com salários compatíveis com sua qualificação. Esta distorção e outras tornam a carreira nessas instituições cada vez menos atraente aos docentes-pesquisadores mais jovens, bem como para profissionais mais qualificados e experientes – pesquisadores estrangeiros, por exemplo – quando há interesse nacional estratégico em incorporá-los.

As metas de ampliação na formação de recursos humanos graduados e pós-graduados qualificados, necessárias para o salto qualitativo da produção nacional em Ciência, Tecnologia e Inovação almejado por todos e de importância crucial ao País, dependem de uma carreira universitária atraente e bem remunerada. A recente expansão do sistema universitário federal, como resultado do Reuni, ainda carece de ações governamentais que viabilizem as condições de trabalho necessárias para que essas novas unidades possam atuar em níveis minimamente condizentes com as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão que a comunidade demanda. Nesse sentido, aspectos como a valorização do trabalho de professores pesquisadores em dedicação exclusiva, bem como melhoria das condições físicas de trabalho após a implantação do Reuni, entre outros, ainda estão por requerer equacionamento urgente

A FeSBE vem manifestar a Vossa Excelência a importância de manutenção de canais de negociação permanentes entre o executivo federal e os docentes-pesquisadores federais, na tentativa de sanar as divergências e implementar as medidas requeridas para que a universidade pública brasileira possa exercer o seu papel fundamental com maior empenho e competência, garantindo assim um futuro brilhante ao Brasil.

FeSBE

XXVII Reunião Anual, Águas de Lindóia, SP

24 de agosto de 2012

Fonte: JC e-mail 4581, de 12 de Setembro de  2012.

Categorias: Anúncios da Diretoria, Notícias, Política. Para adicionar o texto à sua lista de favoritos, use o permalink. Envie um comentário ou deixe um trackback: URL de trackback.

Um Comentário


  1. Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function ereg() in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php:194 Stack trace: #0 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/comments.php(34): thematic_commenter_link() #1 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/comment-template.php(1510): require('/home/storage/5...') #2 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/single.php(38): comments_template() #3 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/template-loader.php(77): include('/home/storage/5...') #4 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-blog-header.php(19): require_once('/home/storage/5...') #5 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/index.php(17): require('/home/storage/5...') #6 {main} thrown in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php on line 194