III Conferência em Neurociências e Psicanálise em Ribeirão Preto vai celebrar as diferenças e semelhanças entre as duas áreas

Nos dias 8 e 9 de dezembro acontece a III Conferência em Neurociências e Psicanálise. O evento terá como tema as abordagens neurocientíficas e psicanalíticas utilizadas na investigação da relação entre Sono, Sonhos e Memória.

A III Conferência, realizada pelo Departamento de Neurociências do Núcleo Tavola e com o apoio da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), trará psicanalistas e psicólogos como Renato Mezan (PUC-SP), Durval M. Nogueira Filho (Instituto Sedes Sapientiae), Lazslo A. Avila (FAMERP), Richard T. Simanke (UFSCar) , Marco Calegaro (ICTC) e dois professores do Instituto Tavola, Luiz Henrique Milan Novaes e Alcides de Souza. Para falar sobre ciência na pós-modernidade o convidado é Luiz Felipe Pondé, filósofo e colunista da Folha de São Paulo.

As neurociências representam uma das áreas mais férteis em produção científica e tem expandido suas linhas de abrangência na interface com outras áreas, dentre elas a psicanálise. A psicanálise, embora separada dos grandes meios de publicação científica e dos meios de saúde pública, constitui um conjunto de teorias efetivas para o que se propõe, como a psicoterapia, interpretação da cultura e a proposição de novas hipóteses sobre o funcionamento mental. Assim como os neurocientistas, muitos psicanalistas estão interessados na interface entre essas duas disciplinas.

O evento contará também com a presença de pesquisadores e neurocientistas de renome internacional, como Frederico Guilherme Graeff (USP-RP), Gilberto Xavier (USP), Jorge Alberto Quillfeldt (UFRGS), Rodrigo Romscy-Pereira (UFRN) e Sergio Mota Rolim (UFRN).

Para os interessados, será ministrado um minicurso sobre Fundamentos em Neurociências para a Psicanálise pelos coordenadores do Departamento de Neurociência do Núcleo Tavola no dia 7 de dezembro, sexta-feira.

As inscrições devem ser feitas antecipadamente, pelo site e os preços promocionais vão até dia 31 de agosto, com desconto para estudante.

Serviço

III Conferência em Neurociências e Psicanálise – Sono, Sonhos e Memória

Inscrições e informações: www.nucleotavola.com.br/neuropsicanalise

Data: 8 e 9 de dezembro de 2012

Local: Espaço de Eventos do Bloco Didático da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP.

Categorias: Eventos e tags: , , , , , , . Para adicionar o texto à sua lista de favoritos, use o permalink. Envie um comentário ou deixe um trackback: URL de trackback.

Um Comentário


  1. Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function ereg() in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php:194 Stack trace: #0 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/comments.php(34): thematic_commenter_link() #1 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/comment-template.php(1510): require('/home/storage/5...') #2 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/single.php(38): comments_template() #3 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/template-loader.php(77): include('/home/storage/5...') #4 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-blog-header.php(19): require_once('/home/storage/5...') #5 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/index.php(17): require('/home/storage/5...') #6 {main} thrown in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php on line 194