Tempo de Despertar (Awakenings)

tempo-de-despertar-posterSinopse
Tempo de Despertar é um filme baseado em um fato verídico, o trabalho do Dr. Oliver Sacks. No filme, Malcolm Sayer é um neurologista e pesquisador que conseguiu emprego em um hospital psiquiátrico onde encontra vários pacientes que aparentemente estão catatônicos, mas ele sente que eles estão só “adormecidos” e que, se forem medicados da maneira correta, poderão ser despertados.

Ficha Técnica
Ano: 1990
Direção: Penny Marshall
Gênero: Drama
Origem: EUA
Tempo de Duração: 120 minutos
Atores: Robert De Niro,  Robin Williams, John Heard, Julie Kavner, Penelope Ann Miller, Max Von Sydow

Neurociência
Em tempo de despertar, Malcon Sayer utiliza a L-Dopa, uma droga que na época já era usada em pacientes com o mal de Parkinson, como o medicamento ideal para  seus pacientes.  No entanto, ao levar o assunto para o diretor do hospital, este autoriza que apenas um paciente seja submetido ao tratamento.

Imediatamente, Sayer escolhe Leonard Lowe, que há décadas estava “adormecido”, para ser submetido ao novo tratamento.  Gradualmente, Lowe se recupera e isso encoraja o médico a administrar a droga em outros pacientes, sob sua supervisão.  Conforme os pacientes mostram sinais de melhora, eles também mostram-se ansiosos em recuperar o tempo perdido.  Mas, infelizmente, Lowe começa a apresentar estranhos e perigosos efeitos colaterais…

Categorias: Filmes, Neurociência. Para adicionar o texto à sua lista de favoritos, use o permalink. Envie um comentário ou deixe um trackback: URL de trackback.

Um Comentário


  1. Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function ereg() in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php:194 Stack trace: #0 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/comments.php(34): thematic_commenter_link() #1 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/comment-template.php(1510): require('/home/storage/5...') #2 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/single.php(38): comments_template() #3 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/template-loader.php(77): include('/home/storage/5...') #4 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-blog-header.php(19): require_once('/home/storage/5...') #5 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/index.php(17): require('/home/storage/5...') #6 {main} thrown in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php on line 194