1 ano de coNeCte

No mês de outubro, o coNeCte comemora 1 ano de existência. Neste post, tomo a liberdade para analisar um pouco o blog neste período.

O coNeCte surgiu como uma maneira de facilitar a comunicação não apenas entre a diretoria da SBNeC e seus membros, mas para estimular a conversa entre os membos da SBNeC. Antes do coNeCte existia o NeuroNews, um pequeno jornal eletrônico de circulação mensal, que era enviado a todos os sócios da SBNeC. Ele era escrito por uma jornalista, que tentava pegar as notícias mais interessantes de neurociências e fazer um pequeno resumo.

A idéia incial  era o coNeCte ser o novo boletim online da SBNeC, ou seja, algo nos formatos do NeuroNews, mas escrito principalmente pelos seus membros. Porém, depois de várias conversas, surgiu a idéia de criar um blog para os membros da SBNeC.

Mas por que criar um blog e não simplesmente usar o site da SBNeC? Ora, a idéia é que o blog fosse um lugar mais informal. Claro que a contrapartida desta escolha é o preconceito que ainda existe ao termo blog, que rapidamente remete a um diário virtual de um adolescente em crise. Mas, dado o crescimento de blogs científicos, pensou-se que esta seria uma maneira de aproximar os membros da SBNeC a este meio de comunicação.

Assim o coNeCte foi ao ar, com a idéia de ser um espaço que misturasse a divulgação de eventos com notícias relacionadas a neurociências. Ainda é difícil julgar o sucesso ou não do blog. Mas alguns números ajudam a ter uma idéia do tamanho dele. Neste primeiro ano, tivemos 120 posts. Apesar da distribuição destes posts ser extremamente heterogênea, a média é de dois posts por semana. Tivemos também 143 comentários, ou seja, uma média de mais de um comentário por post. De maneira geral, esses números são muito bons para um blog tão novo. Algo de curioso sobre os comentários: estão surgindo vários comentários em posts “antigos”, como se novos visitantes estivessem conhecendo o blog agora e aproveitando para conhecê-lo por inteiro.

Mas afinal, será que o coNeCte tem cumprido suas expectativas? Ele tem sido de fato um bom meio de comunicação entre a diretoria e os membros da SBNeC. E mais do que isso, da diretoria com pessoas interessadas em neurociências, pricipalmente para divulgação de eventos. Havia realmente uma carência de um site que centralizasse uma “agenda neurocientífica”, tanto para pessoas interessadas em saber dos eventos, como para as pessoas poderem divulgar seus próprios eventos.

E para a comunicação entre os membros da SBNeC, para dividir opiniões e notícias? Parece que está ainda está crescendo, mas no caminho certo. O concurso para “melhor post” contou com a participação de vários alunos que se mostraram bons escritores. A campeã do concurso passou a colaborar mais ativamente do blog e agora inclusive foi eleita Representante Discente da SBNeC.

Os professores ainda participam um pouco menos. Mas neste mês de setembro tivemos uma grata surpresa ao receber um post do Prof. João Sato falando sobre fMRI. Foi muito bom poder ler o Prof. Sato, especialista em análises de fMRI, dando sua opinião sobre um dos assuntos que tem gerado mais discussão nas neurociências. A idéia do coNeCte era justamente essa, de ter um espaço onde pudessemos ouvir a opinião dos membros de nossa sociedade sobre assuntos de nosso interesse.

Assim, termino este post com uma avaliação positiva deste primeiro ano de coNeCte e aproveito para fazer uma pergunta a você, membro ou não da SBNeC: o que está achando do blog? Que assuntos e que tipo de posts gostaria de ver?

André M. Cravo

Categorias: Neurociência. Para adicionar o texto à sua lista de favoritos, use o permalink. Envie um comentário ou deixe um trackback: URL de trackback.

Um Comentário


  1. Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function ereg() in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php:194 Stack trace: #0 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/comments.php(34): thematic_commenter_link() #1 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/comment-template.php(1510): require('/home/storage/5...') #2 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/single.php(38): comments_template() #3 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/template-loader.php(77): include('/home/storage/5...') #4 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-blog-header.php(19): require_once('/home/storage/5...') #5 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/index.php(17): require('/home/storage/5...') #6 {main} thrown in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php on line 194