Phineas Gage, é você?

phineas_gageSe você já fez um curso de neurofisiologia, com certeza já ouviu falar de Phineas Gage (1823-1860). Operário de uma empresa de trilhos de trem, ele sofreu um grave acidente com uma barra de ferro que atravessou seu crânio. Seu acidente provocou estranhas mudanças em sua personalidade e por isso ele é, até hoje, um dos exemplos mais utilizados ao se falar da relação entre cérebro e comportamento.

cranio phineas gage

Talvez o único outro caso tão conhecido quanto Phineas Gage seja o de H.M., paciente que na década de 1950 foi submetido a uma cirurgia que o tornou incapaz de formar novas memórias episódicas. Até ano passado, ao ouvir esses nomes, cabia a nós imaginar como seria o rosto destas pessoas. Ano passado, com a morte de H.M., finalmente foi possível ver uma foto dele. E agora, possivelmente uma foto de Phineas também tenha sido encontrada. Estudos recentes sugerem que a foto ao lado seja de Phineas Gage, segurando a barra de ferro que causou seu acidente. Por muito tempo, os donos desta foto acreditavam que ela retratava um caçador de baleias com seu arpão. Após ser sugerido que pudesse ser  Phineas Gage, foi realizada uma extensa pesquisa que sugere que de fato trata-se do famoso paciente. Agora, próxima vez que você ouvir este nome, você não vai mais ter que pensar apenas na famosa foto de seu crânio perfurado.

Clique aqui para ler mais sobre Phineas Gage

Categorias: História, Notícias. Para adicionar o texto à sua lista de favoritos, use o permalink. Envie um comentário ou deixe um trackback: URL de trackback.

2 Comentários


  1. Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function ereg() in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php:194 Stack trace: #0 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/comments.php(34): thematic_commenter_link() #1 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/comment-template.php(1512): require('/home/storage/5...') #2 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/single.php(38): comments_template() #3 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/template-loader.php(77): include('/home/storage/5...') #4 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-blog-header.php(19): require_once('/home/storage/5...') #5 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/index.php(17): require('/home/storage/5...') #6 {main} thrown in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php on line 194