A ativação cerebral em bilíngües de ortografias completamente diferentes

logo1Uma das faces mais intrigantes do aprendizado de uma segunda língua está na adaptação do cérebro humano ao processamento de um código completamente diferente da lingua-mãe. Além da segunda língua, há também línguas, como o japonesa e a chinesa, que possuem mais de um tipo de ortografia. Em um estudo com ressonância magnética funcional no Center for Cognitive Brain Imaging da Carnegie Mellon fizemos a seguinte pergunta: as diferenças entre a ativação cerebral da primeira e segunda língua (inglês-japonês) e ortografias de primeira língua (japonês) refletem uma diferença, no primeiro caso (lingua-mãe-segunda língua), de um maior esforço cognitivo maior e, no segundo caso (primeira língua apenas) da diferença qualitativa entre as ortografias (uma mais profunda e irregular, o kanji, outra, mais regular, o hiragana)?

Nossos resultados mostram que na comparação lingua-mãe x segunda língua, a ativação cerebral de uma rede de áreas do lobo frontal e parietal está associada com a articulação e repetição (rehearsal) de informações. Na comparação entre ortografias da lingua mãe, a ativação cerebral do lobo parietal e córtex motor, para a escrita em hiragana, e do lobo ocipital direito, para a escrita em kanji, parece estar associada com diferenças no nível da representação escrita (regularidade do mapeamento entre ortografia e sons). Link para o artigo

*Augusto Buchweitz é “fellow” de pós-doutorado no Center for Cognitive Brain Imaging (CCBI) da Carnegie Mellon University desde 2007.
Categorias: Publicamos e tags: . Para adicionar o texto à sua lista de favoritos, use o permalink. Envie um comentário ou deixe um trackback: URL de trackback.

Um Comentário


  1. Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function ereg() in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php:194 Stack trace: #0 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/comments.php(34): thematic_commenter_link() #1 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/comment-template.php(1510): require('/home/storage/5...') #2 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/single.php(38): comments_template() #3 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/template-loader.php(77): include('/home/storage/5...') #4 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-blog-header.php(19): require_once('/home/storage/5...') #5 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/index.php(17): require('/home/storage/5...') #6 {main} thrown in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php on line 194