O genoma de Steven Pinker

pinker_genesAcaba de sair no New York Times um artigo escrito por Steven Pinker sobre seu próprio genoma. Pinker, que além de estudar linguagem, é também conhecido por seus livros de divulgação científica, vai ser uma das 100.000 pessoas a terem seu genoma sequenciado e colocado em uma base de dados pública para o Personal Genome Project. A ideia do projeto é que esses genomas sejam utilizados por cientistas em todo o mundo para estudar a influência genética em doenças, comportamentos e outras características humanas.

Como discutido no texto, apesar de o projeto servir para pesquisa básica, a tecnologia que permite sequenciar o genoma humano irá aos poucos ficar mais barata (hoje em dia custa a bagatela de 99.500,00 dólares). Chegará o dia em que qualquer um poderá ter seu genoma sequenciado, tanto para o bem (saber se tem predisposição a certas doenças e evitar comportamentos de risco) quanto para o mal (seu seguro saúde ter acesso ao seu genoma não parece uma boa ideia). O próprio Pinker teve que escolher se queria ou não saber se tinha uma predisposição maior para ter Alzheimer devido à presença de determinado gene. Assim como James Watson, Pinker também preferiu ficar na dúvida. O texto traz ainda uma série de reflexões interessantes do autor sobre conhecer seu próprio genoma. Ele discute desde descobertas óbvias, como ele ter genes para pele branca e olhos azuis, até o efeito que tem a confirmação de sua origem genética ser judaica. Aliás, uma observação: em seu genoma foi descoberto uma propensão para ficar careca, o que, como pode ser observado na foto, não parece ter sido o caso.

Categorias: Notícias e tags: , . Para adicionar o texto à sua lista de favoritos, use o permalink. Envie um comentário ou deixe um trackback: URL de trackback.

Um Comentário


  1. Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function ereg() in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php:194 Stack trace: #0 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/comments.php(34): thematic_commenter_link() #1 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/comment-template.php(1510): require('/home/storage/5...') #2 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/single.php(38): comments_template() #3 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/template-loader.php(77): include('/home/storage/5...') #4 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-blog-header.php(19): require_once('/home/storage/5...') #5 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/index.php(17): require('/home/storage/5...') #6 {main} thrown in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php on line 194