Criação de células-tronco pluripotentes sem a utilização de embriões

É com enorme satisfação que o Núcleo de Divulgação da Diretoria de Pesquisa do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ anuncia a criação, pela primeira vez no Brasil, de células-tronco pluripotentes induzidas (iPS), reprogramadas a partir de células somáticas (não embrionárias).

O trabalho, coordenado pelo neurocientista Stevens Rehen do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ foi realizado pela aluna de pós-graduação do Programa de Ciências Morfológicas da UFRJ, Bruna Paulsen, em parceria com o biomédico Martin Bonamino do Instituto Nacional do Câncer (INCa) e o aluno de pós-graduação Leonardo Chicaybam, do Programa de Oncologia Experimental do INCa.

Assim como as células-tronco embrionárias genuínas, as células iPS são capazes de gerar qualquer tecido do corpo de um indivíduo adulto.  A diferença é que não são provenientes de embriões.

Além disso, como na clonagem terapêutica – onde há reprogramação através de transferência nuclear – células reprogramadas são geneticamente idênticas ao doador, reduzindo os riscos de incompatibilidade e rejeição no caso de serem eventualmente transplantadas. Esta característica facilita ainda o desenvolvimento de modelos paciente-específicos para o estudo de doenças até hoje incuráveis.

A técnica de reprogramação, considerada pela revista Science “Breakthrough of the Year 2008”, era dominada exclusivamente pelo Japão, Estados Unidos, Alemanha e China.

O trabalho foi realizado com o auxílio do Programa de Apoio a Grupos Emergentes de Pesquisa da FAPERJ e apoio da empresa brasileira Hygeia Biotecnologia Aplicada.

Duas linhagens foram criadas pela equipe carioca:

– i-Rio-1 foi gerada a partir de fibroblastos da pele de camundongos;

– iPS293 foi gerada pela reprogramação de células de rim humano.

A reprogramação foi obtida com vetores retrovirais contendo os genes Oct-3/4, Sox-2, Klf-4 e c-Myc  e confirmada pela formação de colônias de células-tronco e expressão de genes característicos de células pluripotentes.

A equipe de Stevens Rehen foi a primeira a cultivar com sucesso no Brasil células-tronco embrionárias humanas e justamente em virtude da experiência acumulada ao longo dos 3 últimos anos, conseguiu gerar células iPS, um pouco mais de dois anos após a descrição da técnica por cientistas japoneses.

i-Rio-1 e iPS293 estarão disponíveis gratuitamente para a comunidade científica brasileira associada à Rede Nacional (iniciativa do Ministério da Saúde/DECIT) e serão distribuídas pelo Laboratório Nacional de Células-Tronco Embrionárias/UFRJ do Programa de Centros de Tecnologia Celular do MCT/FINEP/MS/SCTIE/DECIT/BNDES.

A equipe carioca disponibilizou na internet (www.anato.ufrj.br/ips) um manual com detalhes não compartilhados pelos pesquisadores estrangeiros que dominam a técnica de reprogramação. O objetivo é facilitar sua aplicação por outros laboratórios brasileiros. As imagens podem ser visualizadas em maior aumento clicando-se no botão direito do mouse.

O domínio da técnica de reprogramação celular garante ao país a possibilidade de criação de modelos inéditos para o estudo de doenças como Parkinson, esquizofrenia, cardiopatias, além de doenças genéticas como Síndrome de Down, distrofia muscular etc.

Mais informações diretamente com o coordenador do projeto: srehen@anato.ufrj.br

Atenciosamente,

Núcleo de Divulgação Científica
Pesquisa – ICB – UFRJ
divulgacao-icb@uol.com.br

Categorias: Notícias. Para adicionar o texto à sua lista de favoritos, use o permalink. Envie um comentário ou deixe um trackback: URL de trackback.

Um Comentário


  1. Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function ereg() in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php:194 Stack trace: #0 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/comments.php(34): thematic_commenter_link() #1 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/comment-template.php(1510): require('/home/storage/5...') #2 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/single.php(38): comments_template() #3 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/template-loader.php(77): include('/home/storage/5...') #4 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-blog-header.php(19): require_once('/home/storage/5...') #5 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/index.php(17): require('/home/storage/5...') #6 {main} thrown in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php on line 194