Vídeos mostram músico tocando banjo durante intervenção neurocirúrgica

O portal de vídeo YouTube é uma fonte inesgotável de material ilustrativo em uma variedade de categorias. Verdade, muito conteúdo é irrelevante, mas a mera quantidade de videos garante que, às vezes, com um pouco de procura, é possível encontar várias contribuições que se destacam pela criatividade humorística ou artística, ou pelo valor didático. Ao vasculhar um pouco mais, descobre-se até mídias que se referem às neurociências e áreas relacionadas. Ideal para capturar a atenção da sua platéia em seminários e aulas! Existem vários programas gratuitos para baixar videos do YouTube para o seu computador, como o VDownloader, o que facilita o uso da mídia em apresentações.

Na verdade, o motivo deste post foi uma notícia recente que atraiu a minha atenção. Eddie Adcock, tocador de banjo e ícone do estilo folk bluegrass, foi vítima de uma condição neurológica ainda pouco entendida chamada tremor essencial. Como este distúrbio motor afetava as mãos e portanto significava o fim da carreira artística do Adcock, os médicos do Hospital da Universidade Vanderbilt, em Nashville, Tennessee (que lugar mais apropriado!), tomaram uma decisão drástica. Em um procedimento relativamente arriscado, implantaram um marcapasso cerebral para estimular áreas peri-talâmicas.

Como em outros procedimentos neurocirúrgicos, Adcock permaneceu acordado, sendo estimulado com eletrodos através de uma abertura no crânio sob anestesia local. O objetivo da cirurgia foi permitir ao paciente retomar a carreira musical onde o tremor a interrompeu; portanto, Eddie Adcock passou a operação dando feedback aos cirurgiões verbalmente e… tocando banjo.

Aparentemente, deu certo. Uma reportagem da emissora ABC mostra como Eddie Adcock toca antes e depois de ligar o implante cerebral. Também há um vídeo um pouco mais curto com cenas da cirurgia. Se você der uma aula ou seminário sobre um assunto relacionado, baixe o vídeo, mostre-o e dê à sua platéia algo para contar em casa!

Categorias: Notícias e tags: , , , . Para adicionar o texto à sua lista de favoritos, use o permalink. Envie um comentário ou deixe um trackback: URL de trackback.

Um Comentário


  1. Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function ereg() in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php:194 Stack trace: #0 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/comments.php(34): thematic_commenter_link() #1 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/comment-template.php(1510): require('/home/storage/5...') #2 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/single.php(38): comments_template() #3 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/template-loader.php(77): include('/home/storage/5...') #4 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-blog-header.php(19): require_once('/home/storage/5...') #5 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/index.php(17): require('/home/storage/5...') #6 {main} thrown in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php on line 194