A falta de controle e nossas percepções

Um artigo publicado na última edição da revista Science não poderia ter vindo em hora mais apropriada. Os autores Jennifer Whitson (Texas University) e Adam Galinsky (Northwestern University) estudaram como a sensação de falta de controle em uma situação pode influenciar nossa percepção de padrões, inclusive na tão discutida bolsa de valores.

Uma série de estudos já havia mostrado nossa habilidade em reconhecer padrões onde eles não existem e nossa extrema dificuldade em perceber e lidar com situações completamente aleatórias (para um bom livro sobre o assunto veja Fooled by Randomness de Nassim N. Taleb). Idéias conspiratórias e superstições parecem surgir como ferramentas para se lidar com essa aleatoriedade. Porém, apesar dessas dificuldades já serem conhecidas, o estudo de Whitson e Galinsky teve como objetivo estudar a correlação entre a sensação de falta de controle e uma maior busca por padrões. Numa série de seis experimentos, eles mostraram em diferentes tarefas que, ao diminuir a sensação de controle, as pessoas aumentam a busca por padrões e explicações. Entre esses padrões, estão o reconhecimento de imagens onde elas não existem, acreditar mais facilmente em teorias conspiratórias e até correlações ilusórias na bolsa de valores.

O que mais chama a atenção no estudo é que a tendência que temos em procurar padrões e explicações aumenta justo quando o ambiente se mostra mais aleatório e independente de nossas ações. E que nossas decisões nestes momentos são baseados nessas falsas, ou ao menos aumentadas, percepções de padrão.

Categorias: Notícias. Para adicionar o texto à sua lista de favoritos, use o permalink. Envie um comentário ou deixe um trackback: URL de trackback.

Um Comentário


  1. Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function ereg() in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php:194 Stack trace: #0 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/comments.php(34): thematic_commenter_link() #1 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/comment-template.php(1510): require('/home/storage/5...') #2 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/single.php(38): comments_template() #3 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/template-loader.php(77): include('/home/storage/5...') #4 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-blog-header.php(19): require_once('/home/storage/5...') #5 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/index.php(17): require('/home/storage/5...') #6 {main} thrown in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php on line 194