O IgNobel e os tatus brasileiros

A premiação do IgNobel de 2009 saiu neste mês de outubro. Para quem não sabe, o prêmio é dado às pesquisas científicas mais estranhas do ano. Os prêmios são administrados pela organização Improbable Research, que publica bimestralmente a revista Annals of Improbable Research. Segundo eles, esses prêmios são dados à pesquisas científicas que fazem as pessoas rirem e depois pensarem.

A surpresa deste ano foi uma pesquisa brasileira ter sido premiada. O arqueólogo Astolfo Araujo, da USP, recebeu seu prêmio por descobrir que os tatus modificam a estratigrafia (sucessão de camadas que constituem um sítio arqueológico). O problema é que justamente essa estratigrafia ajuda os arqueólogos a estimar a idade relativa dos artefatos encontrados num dado local. Como tal pesquisa foi realizada? Simples, eles enterraram uma série de artefatos no cativeiro de tatus do zoológico de São Paulo e foram analisá-las 50 dias depois.

Entre os outros vencedores, estão pesquisas que mostram que a coca-cola é um bom espermicida, que o barulho que uma batata chips faz ao ser mordida influencia seu sabor e até que strippers femininas ganham mais gorjetas durante seu período fértil. Aceite o conselho dos organizadores: ria e depois pense no assunto.

Categorias: Notícias e tags: . Para adicionar o texto à sua lista de favoritos, use o permalink. Envie um comentário ou deixe um trackback: URL de trackback.

Um Comentário


  1. Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function ereg() in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php:194 Stack trace: #0 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/comments.php(34): thematic_commenter_link() #1 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/comment-template.php(1512): require('/home/storage/5...') #2 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/single.php(38): comments_template() #3 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/template-loader.php(77): include('/home/storage/5...') #4 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-blog-header.php(19): require_once('/home/storage/5...') #5 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/index.php(17): require('/home/storage/5...') #6 {main} thrown in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php on line 194