EDITAL PPG/Psicobiologia/Nº 002/2021

EDITAL PPG/Psicobiologia/Nº 002/2021

ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOBIOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO

A Comissão de Ensino de Pós-Graduação (CEPG) do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo torna pública a abertura de inscrições e estabelece as normas para o processo de seleção de candidatos aos cursos de Mestrado e Doutorado.

1. DISPOSIÇÕES GERAIS

1.1. O processo de seleção será realizado em duas etapas:

a) 1ª etapa – Avaliação Escrita – eliminatória.

b) 2ª etapa – Avaliação do Projeto de Pesquisa e Arguição sobre o currículo – eliminatória.

1.2. Poderão se inscrever no Processo Seletivo candidatos(as) portadores(as) de título de Graduação em curso superior oficialmente reconhecido no país, bem como estudantes em fase de conclusão do Curso de Graduação. A comprovação de conclusão do curso é obrigatória e deve ser feita até o ato da matrícula, mediante a apresentação do diploma ou certificado oficial da instituição de ensino superior.

2. DA INSCRIÇÃO AO PROCESSO SELETIVO

2.1. As inscrições serão efetuadas por meio do endereço eletrônico: ppg.psicobiologia@unifesp.br. Após a finalização do período de inscrição, cumpridas todas as exigências documentais, a confirmação da inscrição se dará por e-mail enviado a todos os inscritos, que deverão confirmar seu recebimento.

2.2. Para inscrição no processo seletivo do PPG em Psicobiologia/UNIFESP do segundo semestre de 2021, o(a) candidato(a) deverá encaminhar a documentação constante no item 2.2.1 deste edital, respeitado o cronograma e constante no item 5 deste edital.

2.2.1. O ato de inscrição compreende a entrega da seguinte documentação em formato digital, anexada ao e-mail:

I. FICHA DE INSCRIÇÃO (disponível no site www.psicobiologia.sites.unifesp.br);

II. 1 (uma) foto recente 3 X 4 (formato jpeg ou tiff ou png);

III. CV Lattes atualizado;

IV. Documentos de Identidade (RG e CPF). Ao candidato estrangeiro pede-se que, em lugar da Carteira de Identidade, seja apresentado o Passaporte ou o Registro Nacional de Estrangeiros (RNE);

V. Certificado da Graduação ou declaração da Instituição de Ensino que está matriculado no último ano do curso;

VI. Histórico escolar completo (no qual constem eventuais trancamentos e reprovações) da Graduação;

VII. Carta de recomendação fornecida por professor ou pesquisador de instituições de Ensino Superior nas quais o candidato tenha desenvolvido atividades de ensino, extensão ou pesquisa.

2.2.2.  Não serão aceitos arquivos digitalizados com baixa resolução que dificultem a visualização da foto ou documentos.

2.2.3. Terá a inscrição homologada pela CEPG apenas o(a) candidato(a) que enviar corretamente todos os documentos solicitados dentro do prazo estipulado neste Edital.

3. DAS ETAPAS DO PROCESSO DE SELEÇÃO

A primeira etapa consistirá em uma redação com tema a ser divulgado no momento da prova escrita e a segunda etapa será de avaliação do projeto de pesquisa, incluindo análise e arguição sobre o currículo, na qual serão pontuadas as atividades acadêmicas e profissionais. Devido à pandemia de Covid-19, ambas as etapas serão realizadas no formato online.

I – MESTRADO:

Etapas do Processo Seletivo para ingresso no curso de Mestrado do PPG em Psicobiologia:

3.1.  PRIMEIRA ETAPA (eliminatória)

3.1.1. A primeira etapa ocorrerá segundo cronograma constante no item 5 deste edital. Considerando a declaração da Organização Mundial de Saúde (OMS) de estado de pandemia do Coronavírus, determinado em 11 de março de 2020, este Processo Seletivo ocorrerá de forma integralmente remota (online).

3.1.2. A prova consistirá de uma redação cujo tema será divulgado no momento de sua realização. Será avaliada a competência de comunicação escrita em língua portuguesa, ou língua inglesa, para estudantes estrangeiros que solicitem, no momento da inscrição, e a capacidade de articulação do tema com as áreas de concentração e linhas de pesquisa do Programa. É de responsabilidade do candidato ter conhecimento prévio sobre as Áreas de Concentração do PPG em Psicobiologia, bem como sobre as Linhas de Pesquisa de cada Área de Concentração (informações disponíveis na página: http://www.psicobiologia.sites.unifesp.br/pt-br/

3.1.3. Cada candidato receberá um link para o ambiente virtual (utilizando-se a plataforma Google Meet) em que a primeira etapa será realizada, no prazo de até 24 horas antes da realização do exame.

3.1.4. O candidato deverá se apresentar no ambiente virtual de realização da prova, impreterivelmente até 15 (quinze) minutos antes do horário previsto.

3.1.5. Para a realização do exame é necessário que o candidato disponha de computador, câmera de vídeo e conexão estável à internet. No dia e horário do exame, o candidato deverá conectar-se à sala virtual por meio do link enviado na confirmação da inscrição e deverá permanecer por todo o período do exame com a câmera ligada (para permitir aos fiscais a visualização do candidato) e ativar o compartilhamento de tela, para que os fiscais acompanhem o processo de digitação. Todo o processo será gravado.

3.1.6.  Não será permitido qualquer tipo de consulta, nem o uso de outros equipamentos eletrônicos, além do computador, durante a realização da prova. A redação será escrita no Google Docs, com a ferramenta de correção ortográfica desativada

3.1.7. O candidato deverá fornecer um número de telefone para contato imediato em casos de intercorrências durante a prova. A Comissão de Seleção não se responsabiliza pela falta de comunicação devido a intercorrências ou falhas na conexão do candidato.

3.1.8. Caso o candidato possua algum impedimento físico relacionado à realização da prova escrita, este deverá se comunicar com a Secretaria de Pós-Graduação no ato da inscrição. O candidato deverá encaminhar os documentos comprobatórios desta restrição e solicitar as providências necessárias à elaboração da prova escrita. Ao final da prova, o/a candidato/a receberá uma cópia em PDF de sua redação, para fins de confirmação de entrega do texto.  

3.1.9. A correção será realizada de maneira anonimizada e será atribuída uma nota de 0 (zero) a 10,0 (dez) à redação, de acordo com os seguintes critérios de avaliação:

I. Competência de comunicação escrita em Língua Portuguesa, avaliada por profissional habilitado em Língua Portuguesa, considerando aspectos de ortografia, gramática, coesão e coerência textual.

II. Capacidade de articulação, considerando a adequação do texto ao tema proposto.

3.1.10. Apenas estará habilitado para realizar a segunda etapa o candidato que obtiver nota igual ou superior a 7,0 (sete) nesta primeira fase.

3.1.11. A lista dos aprovados será divulgada na página do PPG (http://www.psicobiologia.sites.unifesp.br/pt-br/ ) até a data prevista no cronograma constante no item 5 deste edital.

3.1.12. Após a divulgação da lista de classificados para a 2a etapa, os candidatos poderão solicitar vista da prova ou dar entrada com pedido de revisão da correção ao PPG em Psicobiologia, conforme o cronograma apresentado neste Edital (item 4.5). Na vista de prova o/a candidato/a terá acesso à prova corrigida. Caso discorde da correção, poderá solicitar a revisão.

3.2 SEGUNDA ETAPA (eliminatória)

Somente os candidatos aprovados na primeira etapa estarão habilitados a participar da segunda etapa do processo seletivo, que consistirá na análise do projeto de pesquisa, a ser desenvolvido pelo candidato e elaborado sob a supervisão de um orientador credenciado no Programa.

 O candidato é responsável por entrar em contato com o orientador com antecedência para elaborar o projeto de pesquisa em tempo hábil.

O projeto deverá ser encaminhado em formato escrito, com pelo menos 15 (quinze) dias de antecedência da data agendada para a apresentação oral (de 15 a 20 minutos), que será seguida por arguição do candidato sobre o projeto, conhecimentos básicos em Psicobiologia, seu histórico profissional e sua disponibilidade para realizar o curso. A data e horário da realização da segunda etapa serão estabelecidos pela Área de Concentração em um período de até 90 dias após a divulgação dos aprovados na primeira etapa. As informações serão divulgadas no site do programa e os candidatos serão notificados por e-mail.

Caso o candidato não se sinta apto a realizar a 2a fase no período de 90 dias (ou seja, nesta edição da prova de seleção), poderá realizá-la juntamente com os candidatos aprovados em uma próxima edição do Processo Seletivo.

Os candidatos deverão encaminhar:

I. Projeto de Pesquisa que deve seguir o modelo proposto pela FAPESP (http://www.fapesp.br/253). Um arquivo do Projeto de Pesquisa deverá ser enviado à secretaria da Pós-Graduação por e-mail (ppg.psicobiologia@unifesp.br) em formato PDF com a frase: “documentos de “NOME DO CANDIDATO” para realização da SEGUNDA ETAPA”.

II.  Carta assinada por um(a) orientador(a) do Programa informando que está de acordo com a apresentação do projeto de pesquisa e que em caso de aprovação terá disponibilidade para sua orientação.

3.2.1. Os projetos de pesquisa escritos pelos candidatos aprovados na primeira fase, sob supervisão de um(a) orientador(a)do PPG serão avaliados por uma comissão composta por orientadores da respectiva Área de Concentração e será atribuída uma nota na escala de 0 (zero) a 10,0 (dez) de acordo com os seguintes itens:

a) Adequação da fundamentação teórica do trabalho e da revisão bibliográfica sobre o tema abordado no projeto;

b) Clareza dos objetivos e hipóteses propostas no projeto e sua relação com a revisão bibliográfica e fundamentação teórica apresentadas na introdução;

 c) Adequação da metodologia e técnicas propostas para coleta de dados;

 d) Adequação do projeto às linhas de pesquisa do PPG em Psicobiologia, em particular à área de interesse dos potenciais orientadores.

3.2.2. Na Arguição será atribuída uma nota na escala de 0 (zero) a 10,0 (dez) de acordo com os seguintes itens:

a) Domínio sobre o tema proposto no Projeto de Pesquisa;

b) Capacidade de entendimento e de defesa da proposta de trabalho.

II – DOUTORADO e DOUTORADO DIRETO:

Os candidatos ao Doutorado que realizaram o Mestrado no PPG em Psicobiologia poderão fazer a inscrição em fluxo contínuo, submetendo-se diretamente ao Exame de Admissão ao Doutorado, conforme descrito abaixo. Os candidatos a Doutorado que realizaram o Mestrado em outros Programas de Pós-Graduação ou a Doutorado Direto deverão também realizar a primeira etapa do Processo de Seleção para Ingresso no Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia, conforme descrito no item MESTRADO.

Após a aprovação na primeira etapa, o candidato será submetido ao Exame de Admissão ao Doutorado, em fluxo contínuo, sem prazo pré-estabelecido, que consiste em apresentar o projeto de pesquisa perante uma banca examinadora composta por três docentes designados pela CEPG sendo um deles orientador da Área de Concentração em que o candidato deseja realizar o Doutorado e ao menos um externo ao programa.

3.3 RESULTADO FINAL DO PROCESSO SELETIVO

A média final do processo seletivo de Mestrado será obtida pela média ponderada entre as notas da primeira etapa (avaliação escrita – peso 3), avaliação do projeto de pesquisa (peso 3) e arguição (peso 4). Para o processo de Doutorado, independente de o candidato ter ou não realizado o Mestrado pelo PPG em Psicobiologia, será considerada a nota do exame de admissão. Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem no mínimo média 7,0 (sete) na escala de 0 (zero) a 10,0 (dez). Em casos de empate na média ponderada, a classificação seguirá a seguinte ordem para desempate: nota da arguição, da prova escrita e do projeto. Persistindo o empate, o critério de desempate será a idade, dando-se preferência ao de idade mais elevada.

O resultado final do processo seletivo será divulgado em até 15 dias após a realização da segunda etapa do processo seletivo no site do PPG-Psicobiologia (www.psicobiologia.sites.unifesp.br).

4. DAS VISTAS DA AVALIAÇÃO E DA REVISÃO

4.1. O candidato interessado poderá solicitar vista da avaliação realizada pela comissão de seleção, na primeira etapa, por meio do endereço eletrônico ppg.psicobiologia@unifesp.br, até o prazo de 2 dias úteis após a divulgação do resultado.

4.2. O candidato que encaminhar a solicitação prevista no item 4.1. terá acesso à avaliação realizada, após 7 (sete) dias úteis da divulgação dos resultados de cada Etapa.

4.3. Os candidatos terão até 5 dias úteis após a divulgação do resultadopara solicitar a revisão do resultado da primeira etapa. O candidato interessado deverá apresentar a solicitação por meio do endereço eletrônico ppg.psicobiologia@unifesp.br.

4.4. Para recorrer do resultado final do processo seletivo, o candidato interessado deverá apresentar solicitação por meio do endereço eletrônico ppg.psicobiologia@unifesp.br no prazo de até 10 (dez) dias úteis após a divulgação do resultado final.

5. DO CRONOGRAMA DE REALIZAÇÃO

Inscrição no Processo Seletivo: de 06 de julho até 30 de julho de 2021

Primeira etapa: 06 de agosto de 2021, no período das 13:30 às 17:30h

Divulgação do Resultado da Primeira Etapa: 06 de setembro de 2021

Pedido de vistas de prova realizada na Primeira Etapa: Até 2 dias úteis após a divulgação do resultado

Pedido de Revisão da Primeira Etapa: Até 5 dias úteis após a divulgação do resultado

Segunda Etapa: a ser divulgada no site do PPG-Psicobiologia de acordo com o descrito em 3.3, com prazo máximo de 90 dias após divulgação do resultado da primeira fase.

Pedido de vistas da avaliação realizada, pedido de recurso e resultado do recurso na Segunda Etapa: conforme descrito em 4.1 a 4.4

6. DA MATRÍCULA

Os candidatos aprovados na segunda fase do Processo Seletivo deverão solicitar à Secretaria do Programa a liberação da pré-matrícula. Na sequência, os candidatos poderão realizar a matrícula acessando o link (pré-matrícula alunos) no site da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa-UNIFESP (http://www.unifesp.br/reitoria/propgpq).

7. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

7.1. Ao se inscrever no Processo Seletivo, o candidato reconhece e aceita as normas estabelecidas neste Edital e no Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia.

7.2. Após a confirmação de sua inscrição o candidato não poderá alterar os dados de sua inscrição ou substituir documentos anexados;

7.3 Será desclassificado e automaticamente excluído do Processo Seletivo, o candidato que:

a) Não cumprir os prazos e condições estipulados neste Edital;

b) Prestar declarações ou apresentar documentos falsos em quaisquer das etapas da seleção;

c) Não estiver presente em quaisquer das fases do Processo Seletivo nas datas e horários previstos para o seu início;

7.4. Todos os resultados/comunicados serão divulgados pela Secretaria de Pós-Graduação do PPG-Psicobiologia, no endereço citado no item 1.3 e na página eletrônica. O candidato poderá obter outras informações através do endereço eletrônico ppg.psicobiologia@unifesp.br.

7.5. A documentação do candidato não aprovado permanecerá nos computadores da Secretaria do Programa de Pós-Graduação por um período de até 30 (trinta) dias após a divulgação do resultado final. Findo este período, os documentos serão eliminados.

7.6. Casos não previstos neste Edital serão resolvidos pela CEPG, de acordo com o Regulamento do Programa e demais normas vigentes, conforme a

Categorias: Eventos. Para adicionar o texto à sua lista de favoritos, use o permalink. Envie um comentário ou deixe um trackback: URL de trackback.

Um Comentário


  1. Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function ereg() in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php:194 Stack trace: #0 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/comments.php(34): thematic_commenter_link() #1 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/comment-template.php(1510): require('/home/storage/5...') #2 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/single.php(38): comments_template() #3 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/template-loader.php(77): include('/home/storage/5...') #4 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-blog-header.php(19): require_once('/home/storage/5...') #5 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/index.php(17): require('/home/storage/5...') #6 {main} thrown in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php on line 194