Matilde Achaval Elena

O legado de uma guerreira

Matilde Achaval falando na 1a Oficina de Neurociências do P.P.G. Neurociências da UFRGS (6 de dezembro de 2000, Hotel Mosteiro em Garibaldi, RS)
Matilde Achaval falando na 1a Oficina de Neurociências do P.P.G. Neurociências da UFRGS (6 de dezembro de 2000, Hotel Mosteiro em Garibaldi, RS)

É com pesar que comunico o falecimento, hoje, da Professora Matilde Achaval Elena, do Departamento de Ciências Morfológicas do ICBS (Instituto de Ciências Básicas da Saúde) e fundadora do Programa de Pós-Graduacão em Neurociências da UFRGS. Vítima do COVID-19, faleceu em Madrid, onde havia se fixado após a aposentadoria, vivendo próxima a seus filhos.

Matilde – uma imigrante do vizinho Uruguai, foragida da ditadura daquele país nos anos 1970 – foi uma profissional muito competente e bem preparada, além de uma personalidade muito singular, que se expressava integralmente em sua docência. Professora apaixonada, porém extremamente exigente, tinha um discurso eloquente e, não raro, sarcástico: era implacável com os erros que por vezes cometemos por puro desconhecimento. Para ela não havia desculpa por não saber algo que se encontrasse “nos livros”, mas sempre estava a disposição para pacientemente explicar qualquer assunto de seu domínio e indicar leituras. Para fazer boa ciência, insistia, é fundamental conhecer bem o básico, e nesta jovem área multidisciplinar – as neurociências – isso envolve uma grande diversidade de assuntos. Porém, morfologia celular e neuroanatomia vinham primeiro, eram o pano de fundo para todo o resto, a neuroquímica, a farmacologia e a fisiologia.

Matilde foi muito importante na minha formação, ainda que não tenha sido minha orientadora, e com os anos de convívio e colaboração, nos tornamos colegas e amigos. Tendo eu migrado da física para as neurociências, havia muitas lacunas a preencher, e ela foi chave nessa transição, tanto em suas disciplinas, cobrando bastante, quanto no convívio diário no antigo prédio da Faculdade de Medicina, hoje ICBS, onde instalamos uma sala de cirurgia para pequenos animais. Essa infraestrutura multi-usuários foi fruto de um colaboração entre colegas pesquisadores de distintos Cursos de Pós-Graduação – Fisiologia, Bioquímica e Ciências Morfológicas, para compartilhar equipamentos, insumos e conhecimentos, e vários de nós nos formamos trabalhando ali. Mas o que de mais importante ficou foram os laços forjados nesse convívio multidisciplinar, laços de coleguismo e amizade: foi esse grupo de colegas e ex-estudantes que, mais tarde, em 1996, reuniu-se em um esforço coletivo interdepartamental e criou um Curso de Mestrado em Neurociências, que, quatro anos depois, com o Doutorado, se tornaria o Programa de Pós-Graduação em Neurociências do ICBS da UFRGS. Matilde foi essencial neste processo, e em boa parte veio dela a inspiração para a forte ênfase na formação dos pós-graduandos, um de nossos principais compromissos.

Lamentavelmente não teremos a companhia da Matilde para celebrar, este ano, os 25 anos de existência do P.P.G. em Neurociências da UFRGS. Os mais de 200 mestres e 100 doutores que formamos nessa longa jornada, carregam, ainda que sem dar-se conta, o legado desse sonho coletivo transformado em realidade.

E, indubitavelmente, um pouco do espírito dessa guerreira que foi Matilde.

Obs.: Não me detive aqui no histórico acadêmico da grande pesquisadora que ela foi – o essencial pode ser encontrado no Lattes, por exemplo (http://lattes.cnpq.br/9998247922844162)

Jorge Quillfeldt – 11jan2021

Categorias: Eventos e tags: , , . Para adicionar o texto à sua lista de favoritos, use o permalink. Envie um comentário ou deixe um trackback: URL de trackback.

Um Comentário


  1. Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function ereg() in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php:194 Stack trace: #0 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/comments.php(34): thematic_commenter_link() #1 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/comment-template.php(1510): require('/home/storage/5...') #2 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/single.php(38): comments_template() #3 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/template-loader.php(77): include('/home/storage/5...') #4 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-blog-header.php(19): require_once('/home/storage/5...') #5 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/index.php(17): require('/home/storage/5...') #6 {main} thrown in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php on line 194