Um contraponto ao polêmico êxodo de cérebros do Brasil

Vi muito colegas compartilhando a noticia da saída da prof. Suzana Herculano do Brasil para ir morar e alocar seu grupo de pesquisa nos EUA.
Muitos aprovando a postura da Professora quanto a sua decisão endossando a tese do “não dá mais” “cansei” , etc.
Quero deixar claro que tenho extremo respeito ao trabalho da professora mas o que vou escrever aqui é polêmico, como sempre , mas não posso deixar de fazer um contraponto.
Suzana é uma boa pesquisadora? Sim. Confesso que não sou da área de neuroanatomia, mas me parece, pelo pouco que estudei, que o trabalho dela possui relativa influência na área.

De todo modo, está cheio de outros pesquisadores tão bons quantos, se não melhores (se é que podemos e devemos fazer esse rankeamento), que estão construindo projetos muito legais no Brasil.

A Profa. Suzana, que eu me recorde (posso estar errado e adoraria o contraponto), nunca mobilizou-se pela melhoria da ciência brasileira. Não se envolveu em nenhuma atividade para melhoria das politicas de ciência do nosso país. O máximo que ela fez foi ficar reclamando bastante e usando o bom espaço que tinha na grande mídia para apontar os pontos negativos na nossa ciência e exaltar a qualidade do seu trabalho, o qual, segundo ela, era injustiçado pela falta de financiamento.

Tomemos exemplos como Sidarta Ribeiro, Dartiu Xavier da Silveira, Stevens Rehen, Cecilia Hedin-pereira, Rafael Roesler, Lucas Alvares, Fabricio Pamplona, Wilson Savino , Olavo Amaral, Adriano Tort, Mayana Zatz, Isais Raw, Helena Nader, Ivan Izquierdo, entre outros.

Todos tiveram suas experiências fora, alguns até de fora vieram e ficaram aqui. Todos teriam total condição de ir para onde quer que seja. No entanto, estão aqui lutando pelas melhorias e construindo novos projetos mesmo diante das dificuldades.

Tive o prazer de atuar como representante discente da Sociedade Brasileira de Neurociência por dois anos, atuando ativamente com diversos pesquisadores que lutam muito pela melhoria da ciência brasileira, a Suzana nunca esteve a frente dessas lutas.

A unica coisa que ela “fez” foi passar por cima dos bois encaminhando um desastroso projeto de profissionalização da ciência, outorgando a visão dela sem consultar os estudantes e demais colegas. Felizmente, não foi pra frente, pois é muito fácil largar a bomba e abandonar o navio.

Me desculpe os que defendem a postura dela e me desculpe Professora: A senhora é uma ótima pesquisadora assim como tantos outros que cá estão lutando e tentando fazer diferente. O seu laboratório não é o único sem recursos. Seus alunos não são os únicos sem bolsas. O Brasil é um país imenso com diversas universidades muitas ANOS-LUZ longe da infra que a senhora tinha na UFRJ, que é ponta (apesar dos problemas que bem conheço).

Sorte que temos pesquisadores que não abandonam o barco assim para poder manter as Universidades brasileiras crescendo, fazendo inovação em empresas e com projetos inovadores.

Aos que ficam: PARABÉNS e MUITO OBRIGADO

Aos que se vão: boa sorte e sucesso.

Categorias: Eventos. Para adicionar o texto à sua lista de favoritos, use o permalink. Envie um comentário ou deixe um trackback: URL de trackback.

17 Comentários


  1. Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function ereg() in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php:194 Stack trace: #0 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/comments.php(34): thematic_commenter_link() #1 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/comment-template.php(1510): require('/home/storage/5...') #2 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/single.php(38): comments_template() #3 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/template-loader.php(77): include('/home/storage/5...') #4 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-blog-header.php(19): require_once('/home/storage/5...') #5 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/index.php(17): require('/home/storage/5...') #6 {main} thrown in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php on line 194