A Neurociência Brasileira perde um dos seus pilares: É com imenso pesar que nos despedimos do Professor Eduardo Oswaldo Cruz

EOC4_image_2015_VF

O Professor Eduardo Oswaldo Cruz contribuiu de forma ímpar para do desenvolvimento da Neurociência no Brasil, dentre as inúmeras honrarias acadêmicas recebeu em 2009 a Medalha de Neurociências da SBNeC. A sua atuação como cientista e professor foi fundamental para a disseminação da Neurociência em todo país.

 

Professor sua história continuará sempre a nos inspirar…

BIOGRAFIA

Eduardo Oswaldo Cruz ingressa em 1954 na então Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil e imediatamente começa a frequentar laboratórios de cadeiras básicas. Inicialmente fica associado à Cátedra de Histologia participando sob a orientação do Professor Bruno Alípio Lobo das atividades de ensino e pesquisa. Ainda no primeiro ano de escola inicia atividade como monitor na Cátedra de Fisiologia sob a orientação do Prof. Thales César Martins auxiliando os Professores Arnoldo Flávio da Rocha e Silva e Mario Vianna Dias. Com este último inicia igualmente trabalho experimental no setor de Neurofisiologia do Instituto de Neurologia da Universidade do Brasil. Com a vinda de Mme. Denise Albe-Fessard para o Instituto de Biofísica colabora em projeto desenvolvido em colaboração com Carlos Eduardo da Rocha Miranda resultando deste projeto sua primeira comunicação apresentada em 1956 à Academia. A partir desta data transfere-se definitivamente para o Instituto de Biofísica. Convidado por Mme. Fessard viaja para Paris estagiando no Instituto Marey durante o inverno deste ano. O desenvolvimento de projetos associados prossegue até 1961, quando após defender tese de doutoramento viaja para o USA onde, sob a orientação do Prof. Vernon B. Mountcastle efetua com bolsa do National Institutes of Health estágio de pós-doutoramento no Department of Physiology da Johns Hopkins University em Baltimore, Maryland. Retornado ao país em 1963 inicia com apoio de auxílio à pesquisa concedido pelo National Institutes of Health, longo projeto de pesquisa empregando marsupiais visando o estudo do sistema extrapiramidal nestes mamíferos primitivos. Além das atividades de pesquisa desenvolvidas no Instituto de Biofísica da UFRJ, associa-se a outros pesquisadores criando o laboratório de Neurofisiologia do Departamento de Biologia da Universidade de Brasília e o grupo de pesquisa em Neurofisiologia no Centro de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará.
Em 1982 assume a direção da Casa do Brasil em Londres e com o suporte do CNPq inicia projeto de apoio aos bolsistas brasileiros no Reino Unido. Passa a freqüentar a “Vision Research Unit” do “Rayne Institute”, sendo indicado como “Visiting Professor” da “Saint Thomas Hospital Medical School”. Indicado no primeiro grupo de Pesquisadores Conferencistas do CNPq e, mais tarde, como pesquisador 1A desta mesma entidade, serviu como membro de Comitê Assessor do CNPq. Na Academia Brasileira de Ciências colaborou com o Prof. A.A.P. Leão na implantação das bolsas Fogarty, nos convênios com a Japan Society e com a Royal Society. Foi Secretário-Geral da ABC e representou esta Academia no Reino Unido.

Sobre o Professor Eduardo Oswaldo Cruz:
http://www.abc.org.br/~eocruz
http://www.dailymotion.com/video/xagb9q_medalha-neurociencias-brasil-2009_tech

Categorias: Eventos. Para adicionar o texto à sua lista de favoritos, use o permalink. Envie um comentário ou deixe um trackback: URL de trackback.

Um Comentário


  1. Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function ereg() in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php:194 Stack trace: #0 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/comments.php(34): thematic_commenter_link() #1 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/comment-template.php(1510): require('/home/storage/5...') #2 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/single.php(38): comments_template() #3 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/template-loader.php(77): include('/home/storage/5...') #4 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-blog-header.php(19): require_once('/home/storage/5...') #5 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/index.php(17): require('/home/storage/5...') #6 {main} thrown in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php on line 194