Desde dezembro a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) tem apresentado atrasos no pagamento das bolsas. A reação do movimento estudantil foi rápida, a associação nacional de pós graduandos (ANPG) cobrou da agência de fomento uma explicação e organizou protestos on line e presenciais. Mas e o resto da comunidade científica? O prejuízo foi só dos alunos?
Uma breve lida na evasiva explicação dada pela CAPES é suficiente para concluirmos que toda a mobilização estudantil ao redor da crise não foi suficiente. Nenhuma explicação sobre o motivo dos atrasos foi divulgada por parte da CAPES. E esse problema faz parte de um quadro mais amplo de desvalorização dos pós-graduandos e pós-doutores no sistema científico. Então nos perguntamos, será que esgotamos nossos caminhos de exigir nossos direitos?
Nós bolsistas, de iniciação científica, de pós graduação e pós doutores, somos parte de uma classe de profissionais, os cientistas. Obviamente não possuímos um sindicato que nos represente mas existem entidades que o deveriam fazer. Onde estão as sociedades científicas? Por que não se pronunciaram? Provavelmente os projetos de pesquisa continuam em andamento já que os mais prejudicados por uma eventual parada seriam os próprios bolsistas. Então é fácil pro resto da classe deixar tudo como está, vai passar não é? Sempre passa, todas as dezenas de vezes que vimos a CAPES atrasar o pagamento das bolsas passou. Mas lembrem-se os bolsistas são a maioria dos sócios de uma sociedade, nós pagamos anuidade quando nossas bolsas permitem. E sociedades não são meramente organizadoras de congresso.
Nós, discentes e pós doutores desta sociedade esperamos que a SBNeC, a FeSBE, a SBPC e as demais sociedades científicas deste país se pronunciem sobre o ocorrido, exigindo garantias de que o problema não aconteça mais. E que nos unamos como classe ao redor de um objetivo, engrandecer a ciência nacional. Estamos a disposição para maiores esforços.
Atenciosamente,
Eduardo Bouth Sequerra
Pós doutor – Instituto do Cérebro UFRN
Apoio e contribuições dos Representantes Discentes da SBNeC (Gestão 2014-2015)
Patricia Bado
Doutoranda do Programa de Ciências Morfológicas (PCM) – UFRJ
Bryan Souza
Mestrando do Instituto do Cérebro – UFRN
Kleber Neves
Doutorando do Programa de Ciências Morfológicas (PCM) – UFRJ
2 Comentários
Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function ereg() in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php:194 Stack trace: #0 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/comments.php(34): thematic_commenter_link() #1 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/comment-template.php(1510): require('/home/storage/5...') #2 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/single.php(38): comments_template() #3 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/template-loader.php(77): include('/home/storage/5...') #4 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-blog-header.php(19): require_once('/home/storage/5...') #5 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/index.php(17): require('/home/storage/5...') #6 {main} thrown in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php on line 194