Pela força da sessão de pôsteres

Meus caros amigos sócios da SBNeC, estou aqui ainda extasiado com o nosso sensacional encontro que se deu em Búzios. Mas nos últimos dias venho também pensando em como melhorá-lo. E ai então, venho usar o espaço do nosso blog para alimentar uma discussão sobre o formato que estamos utilizando. Ao meu ver, devemos dar mais força a sessão de pôsteres e tirar tempo dos simpósios.

Tenho alguns argumentos, que vem aumentando nos últimos dias, se eu lembrar de outro mando pra vocês mais tarde. O primeiro é que apesar da altíssima qualidade dos pôsteres apresentados, estes contam muito pouco com a presença dos sócios mais sêniores de nossa sociedade. Eu não estou aqui sugerindo que adotemos os moldes do SfN meeting mas ia ser muito bom ver os chefes de laboratório e pós doutores apresentarem ou até ficarem perambulando ali perto no corredor, como vemos por lá. Inúmeras vezes vemos  pôsteres muito populares, onde uma segunda mão seria bem vinda. Ou até aquele aluno mais novo, abandonado, sem conseguir responder a todos os detalhes, que nem fez todos os experimentos.

Acho que, de todas as nossas reuniões, esta foi a que haviam mais palestras de meu interesse coincidindo em horário. E falando com os amigos parece ser algo bastante comum. Então me pergunto, será que não estamos exagerando na quantidade de simpósios? Eu sei que muitas propostas não são contempladas e que o desejo da diretoria é agradar a gregos e troianos, mas talvez estejamos desperdiçando dinheiro. Muitos das palestras curtas proferidas nos simpósios poderiam ser apresentadas também como um pôster. Em uma mesma sessão de pôster seria possível conversarmos com todos esses autores que agora competem por audiência.

O terceiro ponto em que eu quero tocar aqui é o Prêmio Juarez Aranha Ricardo. Ao meu ver ele mais atrapalha do que ajuda. Primeiro porque não existe tal coisa de melhor pôster. E ao admitirmos que tal coisa não existe estamos admitindo também que estamos sendo injustos ano após ano. Graças ao prêmio, estamos deslocando um número considerável de pessoas para avaliar painéis. Estes muitas vezes não são da área do trabalho e deixam de visitar aqueles que desejam, onde poderiam contribuir com maior eficiência. Fora isso, os alunos criam uma imensa ansiedade por serem julgados quando o que interessa é o retorno que eles recebem dos visitantes para melhorarem seus trabalhos. Esse ano, em um esforço memorável dos nossos queridos representantes discentes em minimizar a inevitável injustiça, criamos a pós avaliação. Os alunos indicados tinham que voltar para esperar um tempão numa fila e depois serem sabatinados por um pelotão. Enquanto isso, o sol brilhava sobre as praias de Búzios.

Bom, eu acho que palestras de 20 minutos cabem muito bem em um pôster e que temos que rechear aqueles corredores. O que hoje são corredores podiam ganhar mais conforto e se tornar uma sala de estar. Nesta, poderíamos até passar mais tempo. O pôster tem que ser o filé do congresso. Espero que este texto alimente uma discussão e que reflitamos para nosso próximo encontro independente, em 2017. E, sem conseguir deixar de pensar nos moldes do SfN, que tal a seleção de resumos para simpósios? Talvez fosse o estímulo certo para as crianças e seus trabalhos. Apesar de que, a sessão de pôsteres é imbatível para receber críticas e mudar o andamento dos projetos.

Saudações,

Eduardo Bouth Sequerra

Categorias: Eventos. Para adicionar o texto à sua lista de favoritos, use o permalink. Envie um comentário ou deixe um trackback: URL de trackback.

4 Comentários


  1. Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function ereg() in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php:194 Stack trace: #0 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/comments.php(34): thematic_commenter_link() #1 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/comment-template.php(1510): require('/home/storage/5...') #2 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/single.php(38): comments_template() #3 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/template-loader.php(77): include('/home/storage/5...') #4 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-blog-header.php(19): require_once('/home/storage/5...') #5 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/index.php(17): require('/home/storage/5...') #6 {main} thrown in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php on line 194