Os cursos na Reunião da SBNeC este ano estão sensacionais!! Organizem-se!

A inscrição prévia aos cursos que ocorrerão na SBNeC já está aberta na área reservada aos inscritos. Aproveitem para se inscrever! E quem não está inscrito no congresso corra para não perder este grande encontro de neurociências!

CURSOS

CS01-Intervenções no período pré e pós-natal e seu impacto sobre o desenvolvimento do Sistema Nervoso.
Proponente: Pâmela Billig Mello Carpes (UNIPAMPA)
1ª aula – Modelos comportamentais de estresse pré-natal.
Aldo Lucion (UFRGS/RS)
2ª aula – Deprivação maternal e impactos sobre o sistema colinérgico e histaminérgico.
Fernando Benetti (UFRGS/RS)
3ª aula – Exercício físico como uma estratégia terapêutica em ratos submetidos à deprivação maternal.
Pâmela Billig Mello Carpes (UNIPAMPA)

CS02 -Bases fisiológicas de “melhoradores” cognitivos.
Proponente: Grace Schenatto Pereira Moraes (UFMG)
1ª aula – Introdução de conceitos e metodologias.
Grace Schenatto Pereira Moraes (UFMG)
2ª aula – Sistema canabinóide.
Talita Hélen Ferreira e Vieira (UFMG)
3ª aula – Hormônios esteroides.
Grace Schenatto Pereira Moraes (UFMG)

CS03-O sistema de temporização circadiano: uma revisão morfofisiologica do relógio biológico de mamíferos.
Proponente: Jeferson de Souza Cavalcante (UFRN)
1ª aula – O sistema de temporização circadiano e suas bases anatômicas.
Jeferson de Souza Cavalcante (UFRN)
2ª aula – Bases moleculares do relógio biológico.
Mario Pedrazzoli Neto (USP/SP)
3ª aula – Plasticidade morfofisiológica do relógio biológico.
Rovena Clara Galvão Januário Engelberth (UFRN)

CS04 – Modelos animais de psicopatologia.
Proponente: Amauri Gouveia Jr.(UFPA)
1ª aula – Fatores de validade e construção de modelos animais de psicopatologia.
Amauri Gouveia Jr.( UFPA)
2ª aula – A utilização dos modelos de desnutrição proteica, enriquecimento ambiental e labirinto aquático de morris no estudo experimental de psicopatologias.
Roberto de Oliveira Soares (UFSCar)
3ª aula – Contribuições dos modelos do labirinto em cruz elevado, gradiente de aversão elevado e aquário claro-escuro para o estudo experimental de psicopatologias.
Thiago Marques de Brito (FFCLRP)

CS05 -Introdução ao armazenamento de dados de experimentos em Neurociência.
Proponente: Kelly Rosa Braghetto (USP/SP)
1ª aula – Estratégias para o armazenamento de dados de experimentos em Neurociência – uma visão geral.
Amanda S. Nascimento (USP/SP)
2ª aula – Uso de questionários digitais para coletar e armazenar dados e metadados de experimentos em neurociência.
Kelly Rosa Braghetto (USP/SP)
3ª aula – Uso de questionários digitais (continuação) + ferramentas para gerenciamento de arquivos.
Kelly Rosa Braghetto (USP/SP)

CS06-Modelos animais de depressão: do neurodesenvolvimento à neuroinflamação.
Proponente: Josiane Budni (USP/SP)
1ª aula – Modelo neurodesenvolvimental de depressão: privação materna.
Josiane Budni (USP/SP)
2ª aula – Modelo neuroinflamatório de depressão: desafio imune por LPS.
Danielle Macêdo (UFC)
3ª aula – Modelo de depressão resistente: administração repetida de corticosterona.
Silvânia Maria Mendes Vasconcelos (UFCE)

CS07 -Neurobiologia da depressão.
Proponente: Ana Lúcia S. Rodrigues (UFSC)
1ª aula – Neurotransmissores e vias de sinalização intracelulares envolvidos na fisiopatologia da depressão.
Ana Lúcia S. Rodrigues (UFSC)
2ª aula – Marcadores e polimorfismos associados à depressão.
Manuella Pinto Kaster (UFSC)
3ª aula – Novas alternativas terapêuticas para o tratamento da depressão.
Morgana Moretti (UFSC)

CS08 -Olhando pela janela da alma: Tutorial de rastreamento ocular durante leitura.
Proponente: Peter M. E. Claessens (UFABC)
1ª aula – Movimentos oculares e a leitura – os fundamentos.
Katerina Lukasova (USP/SP)
2ª aula – Guia prático de rastreamento ocular.
Peter M. E. Claessens (UFABC)
3ª aula – Tendências e recursos recentes no rasteamento ocular da leitura.
Elizeu Coutinho de Macedo (USP/SP)

CS09 -Princípios da epigenética nas neurociências.
Proponente: Ionara Rodrigues Siqueira (UFGRS)
1ª aula – Mecanismos Epigenéticos I.
Ionara Rodrigues Siqueira (UFGRS)
2ª aula – Mecanismos Epigenéticos II.
Ionara Rodrigues Siqueira (UFGRS)
3ª aula – Mecanismos Epigenéticos III.
Ionara Rodrigues Siqueira (UFGRS)

CS10 -Tópicos em degeneração e regeneração do sistema nervoso periférico.
Proponente: Ana Maria Blanco Martinez (UFRJ)
1ª aula – Eventos celulares e moleculares da degeneração Walleriana e da regeneração axonal.
Bruno Siqueira Mietto (UFRJ)
2ª aula – Estratégias de reparo em lesões traumáticas do SNP.
Ana Maria Blanco Martinez (UFRJ)
3ª aula – Métodos para avaliação da regeneração do sistema nervoso periférico.
Raquel Maria Pereira Campos (UFRJ).

CS11- Introduction to the EEGLab toolbox.
Proponente: Mario Fiorani Jr (UFRJ)
1ª aula – Introduction to EEG recording and EEGLab.
Mario Fiorani Jr (UFRJ)
2ª aula – Artifact rejection and ERP analysis in EEGLab.
Scott Makeig (University of California San Diego)
3ª aula – Spectral analysis and study in EEGLab.
Arnaud Delorme (University of California San Diego)

CS12 – Interações neuroimunes.
Proponente: Wilson Savino (Fiocruz)
1ª aula – Bases celulares e moleculares das interações neuroimunes.
Wilson Savino (Fiocruz)
2ª aula – Cognição e inflamação.
Hugo Caire de Castro Faria-Neto (Fiocruz)
3ª aula – Assinaturas gênicas em doenças inflamatórias neurodegenerativas.
Milton Ozorio Moraes (Fiocruz)

CS13 -Eletrofisiologia e microscopia funcional por fluorescência em cultura e fatias de tecido encefálico (slice).
Proponente: Fernando Augusto de Oliveira (UNIFESP)
1ª aula – Eletrofisiologia em cultura e fatias de tecido encefálico (slice).
Fernando Augusto de Oliveira (UNIFESP)
2ª aula – Bases moleculares de canais iônicos.
Fernando Augusto de Oliveira (UNIFESP)
3ª aula – Imagem fluorescente funcional.
Fernando Augusto de Oliveira (UNIFESP)

CS14 -Modelando plasticidade sináptica.
Proponente: Maria Elisa Calcagnotto (UFRGS)
1ª aula – Mecanismos moleculares de plasticidade sináptica.
Mayara Vendramin Pasquetti (UFRGS)
2ª aula – Aspectos eletrofisiológicos da plasticidade sináptica.
Maria Elisa Calcagnotto (UFRGS)
3ª aula – Modelagem computacional e biológica dos mecanismos de plasticidade sináptica.
Querusche Klippel Zanona (UFRGS)

CS15 -Escrevendo artigos científicos em neurociências.
Proponente: Maria Elena Crespo Lopez (UFPA)
1ª aula – Redação científica: Como somos avaliados?
Maria Elena Crespo Lopez (UFPA)
2ª aula – Escrevendo o manuscrito: Título, resumo e metodologia.
Maria Elena Crespo Lopez (UFPA)
3ª aula – Escrevendo o manuscrito: Resultados, discussão e introdução.
Maria Elena Crespo Lopez (UFPA)

CS16 -Zebrafish as a model organism in the neurosciences: Perspectives and obstacles.
Proponente: Caio Maximino de Oliveira (UFPA)
1ª aula – Zebrafish as an emerging translational model in neuroscience research
Allan V. Kalueff (Tulane University )
2ª aula – Variable structure and conserved function: Towards a paradox in zebrafish neuroscience
Caio Maximino de Oliveira (UFPA)
3ª aula – Understanding the behavioral phenotypes and neurochemical mechanisms associated to alcohol abuse in zebrafish.
Denis Broock Rosemberg (Unochapecó)

CS17-Técnicas eletroquímicas de monitoramento instantâneo de neurotransmissores.
Proponente: Cláudio da Cunha (UFPR)
1ª aula – Conceitos básicos sobre as técnicas eletroquímicas aplicadas a estudos in vivo da liberação de neurotransmissores.
Cláudio da Cunha (UFPR)
2ª aula – Monitoramento instantâneo de neurotransmissores monoaminérgicos, GABA e glutamato por amperometria de potencial fixo e cronoamperometria.
Cláudio da Cunha (UFPR)
3ª aula -Técnicas eletroquímicas aplicada ao estudo do papel da dopamina na aprendizagem e expressão de comportamentos motivados.
Cláudio da Cunha (UFPR)

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