Representação Discente da SBNeC, 2013-2014

Caros sócios,

Nós, Patricia e Bryan, somos alunos de mestrado de diferentes institutos (Programa de Ciências Morfológicas-UFRJ e Programa de Neurociências-UFRN) e queremos nos apresentar para a representação discente da SBNeC.  Desejamos contribuir para a SBNeC estimulando discussões, encontros, cursos e uma maior integração entre os discentes. Com o crescimento de plataformas colaborativas e repositórios online de dados, a neurociência está passando por um momento importante e esse momento exige também uma maior integração entre os pesquisadores e alunos da área.

Em linhas gerais, propomos as seguintes iniciativas:

Ampliar o conhecimento sobre os projetos realizados em diferentes institutos de pesquisa.

Para isso, pretendemos utilizar plataformas de dados e criar uma página voltada para a divulgação de projetos científicos em andamento. Essa página também será destinada à divulgação de estudos científicos de alta relevância.

Promover debates e discussões de alto nível sobre temas atuais na neurociência.

Realizar encontros com a participação de pesquisadores (nacionais e internacionais) em temáticas relevantes da neurociência moderna. Para facilitar a participação de membros de diferentes localidades, esses encontros serão realizados tanto presencialmente como através da internet (ex. Ustream, Hangouts do google).

Ampliar as nossas discussões de neurociência para outros temas pertinentes na área científica.

A ideia de promover discussões sobre o rumo da ciência, tanto no Brasil como no mundo, é colocar em evidência as recentes iniciativas de modificação do sistema científico. Temas muito relevantes na atualidade incluem o pré-registro de estudos, submissão de artigos em duas etapas, projeto de reprodutibilidade, e diversas outras iniciativas que buscam reduzir o viés de publicação e aumentar a qualidade da ciência produzida atualmente.

Outro ponto importante é o papel dos pós-graduandos e alunos de iniciação científica na produção de ciência. Nessa linha, além de encontros e reflexões, também queremos promover uma maior integração com os representantes da ANPG (Associação Nacional dos Pós-Graduandos). Acreditamos que os discentes das áreas biológicas experimentais/computacionais e das áreas humanas precisam ampliar o diálogo, não somente em busca de melhores condições discentes, mas também de melhorias do próprio pensamento científico.

Estabelecer a representação discente regional.

Reconhecemos que a representação discente a nível nacional possui algumas limitações para atender aos pós-graduandos e alunos de iniciação científica de todo o país. Por isso, a representação regional é muito importante para conhecer as atividades e necessidades mais específicas de cada localidade, de forma a ampliar a nossa comunicação. A representação regional também irá auxiliar na articulação de encontros discentes mais frequentes, necessários para que todas as propostas colocadas acima se concretizem.

Com nossas propostas devidamente apresentadas, contamos com o auxílio dos demais membros, e dos colegas da gestão discente anterior, para contribuir não só com a SBNeC, mas também para o crescimento da ciência brasileira.

Até breve em Belo Horizonte!

Patricia Bado
Mestranda no Programa de Ciências Morfológicas (PCM)
Universidade Federal do Rio de Janeiro

Bryan da Costa Souza
Mestrando no Programa de Neurociências (PGNeuro)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Categorias: Eleições SBNeC. Para adicionar o texto à sua lista de favoritos, use o permalink. Envie um comentário ou deixe um trackback: URL de trackback.

Um Comentário


  1. Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function ereg() in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php:194 Stack trace: #0 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/comments.php(34): thematic_commenter_link() #1 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/comment-template.php(1510): require('/home/storage/5...') #2 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/single.php(38): comments_template() #3 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/template-loader.php(77): include('/home/storage/5...') #4 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-blog-header.php(19): require_once('/home/storage/5...') #5 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/index.php(17): require('/home/storage/5...') #6 {main} thrown in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php on line 194