3ª LA School for Education, Cognitive and Neural Sciences: A life-changing experience!

Terminou na última quinta-feira, 14/03, a 3ª Latin American School for Education, Cognitive and Neural Sciences, que reuniu estudantes e professores de várias partes do mundo com um único propósito: colocar essas áreas de pesquisa para se comunicar melhor e colaborar em prol de uma Educação mais embasada em evidências científicas.

Por 2 semanas, um forte ritmo de aulas, discussões e projetos – com intervalos regados a praia e piscina – tomou os estudantes e professores participantes.

As experiências que tive oportunidade de viver como aluno desta terceira school ainda estão se consolidando em mim, pois são muitas e são incríveis.

Em primeiro lugar, entrar em contato com abordagens de pesquisa que não conhecia das ciências cognitivas e da educação foi extraordinário. Há um mundo métodos para se acessar capacidades cognitivas, tanto no laboratório quanto na sala de aula, que, com formação em biologia, jamais havia tido contato. As aulas das diferentes áreas me animaram muito no começo, mas conforme as palestras e discussões prosseguiam, percebi o quanto as Ciências da Educação, Cognitivas e Neurociências falam línguas diferentes e o quanto isso dificulta a comunicação entre esses diferentes níveis de abordagem.

É preciso sair de nossa zona de conforto (zona de conhecimento) para fazê-lo e encontrar um meio comum, e é isso que a convivência na LA School nos proporciona. Colocando todos no mesmo lugar, coordenando bem as conversas, sejam estas nas reuniões ou na praia, conseguimos, aos poucos e com esforço, entrar em um meio comum.

Agora imagine você ao lado de professores de renome internacional que publicam na Science, Nature, Cell ou Neuron anualmente. Agora imagine poder conversar com eles sobre suas pesquisas (e vidas) não só na aula, mas tomando uma cerveja no bar. Conhecendo, não só o pesquisador, mas a pessoa. Junto a todo o pragmatismo e expressão concreta e objetiva dessas pessoas, acompanham uma simpatia e um “saber curtir a vida” que não imaginamos lendo seus artigos.

Ah, e os contatos! Não se pode esquecer que essa convivência traz incríveis oportunidades de colaborar, trabalhar junto seja na sua própria área, seja conectando-a com outra, seja com professores, seja com outros alunos. Afinal, é isso que a LA School quer. “Construir a ponte” é como um lema para os organizadores, e quem não fica parado, constrói.

Ainda acho que essa ponte está apenas começando a ser construída, que as dificuldades ainda são muitas e uma delas é a dificuldade de se organizar fora do curso e arranjar pessoas que realmente se comprometem a sair de suas zonas de conforto para isso. Ainda temos que buscar uma maneira de nos integrar e trabalhar juntos fora da School. Posso dizer por mim que desde a graduação procurava algo nesse sentido, e agora encontrei uma comunidade trabalhando por isso. Espero poder me juntar a essa comunidade e fazer o dinheiro investido em mim valer a pena!

Obrigado Sidarta, Mariano, Guilherme, Andrea, Matias e demais organizadores!

Obrigado James S. McDonnell Foundation e SBNeC!

 

 

Cesar A O Coelho é estudante de doutorado no Dpto de Psicobiologia da UNIFESP, SP. Trabalha com memória emocional e conectividade funcional (relação amígdala-hipocampo). Só cursou universidade e é acadêmico por que ganhou uma oportunidade de pessoas que acreditam que educação é o que mais precisamos no Brasil, e hoje procura se tornar um multiplicador dessa ideia.

Categorias: Eventos. Para adicionar o texto à sua lista de favoritos, use o permalink. Envie um comentário ou deixe um trackback: URL de trackback.

Um Comentário


  1. Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function ereg() in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php:194 Stack trace: #0 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/comments.php(34): thematic_commenter_link() #1 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/comment-template.php(1510): require('/home/storage/5...') #2 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/single.php(38): comments_template() #3 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/template-loader.php(77): include('/home/storage/5...') #4 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-blog-header.php(19): require_once('/home/storage/5...') #5 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/index.php(17): require('/home/storage/5...') #6 {main} thrown in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php on line 194