Carta de apresentação para representação discente SBNeC

Caros sócios da SBNec,

Nós, Leopoldo Barletta e Elisa Jordão, vimos por meio deste apresentar nossa candidatura aos cargos de Representante Discente-RD, titular e vice, da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento (SBNeC), bem como nossas propostas e planos. Somos alunos de doutorado e mestrado, respectivamente, no Laboratório de Neurociência e Comportamento do Instituto de Biociências – USP.

Os cargos de RD e vice foram instituídos no ano de 2009, ou seja, são cargos recentes e que tendem a ganhar força e espaço dentro da SBNeC, uma vez que representam a grande maioria dos sócios (aproximadamente 70%) – nós, alunos de graduação e pós. Nesse contexto, há grande responsabilidade nesses cargos, sendo dever dos eleitos estabelecer ampla comunicação com os sócios discentes, de forma a intermediar suas solicitações, sugestões ou quaisquer manifestações junto aos membros da diretoria. Porém, pretendemos ir além desses deveres. Vamos trabalhar para que os alunos de graduação e pós se sintam realmente motivados a fazer parte desta importante comunidade neurocientífica.

Nossos planos, inicialmente, visam a complementar a formação extra-curricular de alunos de graduação e pós-graduação, sócios da SBNeC, almejando também promover a integração e articulação entre esses e os demais membros da Sociedade.

Acreditamos que uma sociedade como a SBNeC, integrada, coesa e bem articulada, seja de extrema importância para o avanço e o fortalecimento das neurociências, tanto em âmbito nacional quanto internacional. É a partir dessa integração, e através do intercâmbio de conhecimento, experiências, dúvidas e iniciativas, que será possível aprimorar nossa formação acadêmica/científica e ter a SBNeC mais participativa na sociedade como um toso. Nesse sentido, queremos estimular a criação de novos vínculos entre os alunos neurocientistas de todo o país e, ao mesmo tempo, fortalecer os já existentes, para que haja real troca de conhecimento entre todos os sócios da SBNeC.

Tendo isto em mente, temos como meta a implementação de uma rede de comunicação e cooperação entre os membros discentesatravés de iniciativas regionais. O plano é criar o que chamamos de “representante regional”, um colaborador que terá uma atuação coadjuvante. Este representante deverá ser um aluno membro da sociedade interessado e engajado em promover atividades voltadas aos interesses da região da qual ele faz parte. Desta forma, poderemos ampliar o alcance da representação discente dentro da sociedade com a ajuda de alunos que trarão necessidades específicas de sua região. Não queremos que o fato de nós estarmos no sudeste, região que concentra a maior parte dos sócios da SBNeC, seja um impedimento para que outras iniciativas ocorram em outros regiões do país. Com a mesma finalidade, em prol do aumento e manutenção da comunicação entre os associados, manteremos atualizações periódicas do blog CoNeCtE, página do Facebook e Twitter, trazendo sempre novidades em neurociências e oportunidades para alunos. É importante ressaltar que estes planos, no entanto, não dependerão só de nós, mas também da participação ativa dos sócios.

Temos como objetivo também realizar atividades direcionadas aos alunos e relacionadas não somente ao aprimoramento de nossa formação acadêmica do ponto de vista técnico, mas também multidisciplinar, abordando temas como arte, criatividade e inovação. Deste modo, além do já tradicional curso de MatLab, implementado em 2010, propomos a realização de novos cursos presenciais e à distância, que têm por objetivo atender e beneficiar o maior número de sócios possível. Alguns temas já foram pensados, como:

  • elaboração e gestão de projetos acadêmicos;

  • tratamento e análise de dados;

  • redação científica;

  • fotografia e neurociência.

Outro ponto bastante importante, iniciado em gestões anteriores, é a questão de editais de auxílio financeiro aos alunos. Atuaremos junto à Diretoria para que se crie um calendário regular de auxílios financeiros para que os alunos, tanto de pós graduação quanto de graduação, possam participar dos principais congressos internacionais (SfN, IBRO, Fens, etc) e outros eventos da área.

Assim, nossos principais objetivos seriam de promover cursos e atividades para os associados e ampliar a representatividade da SBNeC em nível regional, procurando beneficiar todos sócios discentes democraticamente.

Aguardamos sua presença na Reunião da Fesbe para participação na Assembléia da SBNeC e votação na eleição para Representante Discente e Vice.

Contamos com o seu voto!

Atenciosamente,

Leopoldo Barletta e Elisa Jordão.

Categorias: Eleições SBNeC, Eventos. Para adicionar o texto à sua lista de favoritos, use o permalink. Envie um comentário ou deixe um trackback: URL de trackback.

Um Comentário


  1. Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function ereg() in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php:194 Stack trace: #0 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/comments.php(34): thematic_commenter_link() #1 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/comment-template.php(1510): require('/home/storage/5...') #2 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/single.php(38): comments_template() #3 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/template-loader.php(77): include('/home/storage/5...') #4 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-blog-header.php(19): require_once('/home/storage/5...') #5 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/index.php(17): require('/home/storage/5...') #6 {main} thrown in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php on line 194