II Simpósio Internacional sobre o Córtex Pré-Frontal

O córtex pré-frontal (PFC) é a parte mais anterior dos lobos frontais altamente envolvido em funções cognitivas complexas. Além do gerenciamento das funções executivas e da memória de trabalho, esta área cortical, que integra informações provenientes de diversas regiões corticais e subcorticais, também tem um papel significativo no estado de alerta, estresse e emoção. Também contribui para tarefas específicas, como a recompensa comportamental, atenção, aprendizagem e memória. Por causa de suas funções de elevada complexidade, um grande número de distúrbios neurológicos e psiquiátricos, em diferentes faixas etárias, envolvem, primária ou secundariamente, alterações desta região cortical ou de outras áreas cerebrais altamente relacionadas ao córtex pré-frontal. Portanto, a abordagem farmacológica, considerando neurotransmissores que intermedeiam a função frontal, como o sistema glutamatérgico e dopaminérgico, entre outros, ou estratégias não-farmacológicas, tais como métodos não-invasivos de estimulação magnética transcraniana (TMS) ou estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC), que modifica o estado funcional ou disfuncional, desta região do cérebro e áreas afins será de grande interesse clínico e valor terapêutico. Além disso, a reabilitação cognitiva que envolvem esta região do cérebro e estruturas relacionadas provavelmente será de um grande impacto científico, clínico, terapêutico, humano, e, sobretudo social.

Este evento é um esforço de pesquisadores brasileiros para facilitar a rede entre pesquisadores de neurociência básica e clínica de várias partes do mundo dedicados em estudos sobre o córtex pré-frontal ou em áreas cerebrais relacionadas, para integrar seus conhecimentos, facilitar o desenvolvimento de novos estudos e proporcionar um debate científico construtivo permitindo um melhor entendimento da função e disfunção desta área cerebral e das propostas de estratégias farmacológicas ou não farmacológicas que promovam  uma reabilitação cognitiva e social das pessoas que estão direta ou indiretamente comprometidas em suas funções frontais.

Este será o segundo evento desta magnitude, sendo a primeira realizada em março de 2010, contando com financiamento do CNPq. Como no evento anterior, este será realizado em colaboração com pesquisadores da Harvard Medical School, Boston, USA, e da Georg-August University, Göttingen, Alemanha, e será um evento conjunto com o III Simpósio Internacional em Neuromodulação que será realizado na Universidade Presbiteriana Mackenzie em São Paulo entre os dias 17 a 19 de outubro, havendo alguns convidados que farão conferências nos dois eventos.

Para mais informações visite http://pfc2simposio.webnode.com.br/

Atenciosamente,

Ester Miyuki Nakamura-Palacios MD, PhD

Coordenação do Evento

 

Categorias: Eventos. Para adicionar o texto à sua lista de favoritos, use o permalink. Envie um comentário ou deixe um trackback: URL de trackback.

Um Comentário


  1. Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function ereg() in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php:194 Stack trace: #0 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/comments.php(34): thematic_commenter_link() #1 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/comment-template.php(1510): require('/home/storage/5...') #2 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/single.php(38): comments_template() #3 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/template-loader.php(77): include('/home/storage/5...') #4 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-blog-header.php(19): require_once('/home/storage/5...') #5 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/index.php(17): require('/home/storage/5...') #6 {main} thrown in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php on line 194