Mestrado e Doutorado em Neurociência e Cognição na UFABC

UFABC - Neurociência e Cognição

Pós-Graduação em Neurociência e Cognição: Uma nova oportunidade

Antecipar o futuro é uma vantagem estratégica

No final do século XX, grupos de pesquisadores se reuniram nos Estados Unidos para estudar de modo interdisciplinar as interações entre os sistemas vivo e artificial com o objetivo declarado de desenhar dispositivos que permitissem expandir ou melhorar as capacidades cognitivas e comunicativas, a saúde e a capacidade física do homem e, assim, produzir, em tese, um maior bem social. Esses estudos deram origem ao que foi batizado de tecnologias convergentes, pesquisadas hoje em profundidade na Europa, nos Estados Unidos, na Austrália e no Japão. As tecnologias convergentes são a união de quatro áreas da ciência e tecnologia e, em comum, elas têm o fato de serem recentes e importantes para a economia e desenvolvimento da sociedade em geral. A proposta é que caminhem entrelaçadas para contribuir com o aprimoramento do ser humano. São elas a nanotecnologia, biotecnologia, tecnologia da informação e neurociência (ou ciências cognitivas). No Brasil, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, organização social vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, reconheceu a importância destas áreas no âmbito dos interesses nacionais.

 

 

Novas ocupações em um mundo em rápida transformação

Diversos são os setores de atividade em que o domínio sobre os conhecimentos ligados à neurociência e cognição será altamente estratégico. A neuroeconomia, por exemplo, é o estudo de como a mente interage com o ambiente externo para gerar comportamento econômico. A ergonomia cognitiva é a disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre o ser humano e outros elementos de um sistema, fornecendo subsídios teóricos para facilitar esta interação. Os ergonomistas cognitivos contribuem para o projeto e avaliação de tarefas, trabalhos, produtos, ambientes e sistemas, a fim de torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações das pessoas. Neuromarketing é um campo novo da neurociência, onde se estuda as bases neurobiológicas do comportamento do consumidor, identificando os desejos, impulsos e motivações das pessoas através do estudo das reações fisiológicas frente aos diferentes estímulos. Também é crescente e estratégico o aprofundamento dos conhecimentos em neuroeducação, um campo interdisciplinar que combina a neurociência, psicologia e educação para criar melhores métodos de ensino e currículos. Esta área tem incorporado os avanços recentes nos estudos sobre a memória, linguagem e outros temas da neurociência cognitiva para elaborar melhores estratégias de ensino e aprendizagem. Outra linha de abordagem em neuroeducação é compreender como os distúrbios mentais e cognitivos podem alterar o aprendizado dos alunos e como os professores podem colaborar com outros profissionais para ajudar a identificar problemas em sala de aula, de modo a facilitar a inclusão social dos alunos afetados.

Temática contemporânea com abordagem interdisciplinar

A pesquisa científica na área de neurociência acompanha tendências de inovação observadas em nível global. O desenvolvimento tecnológico recente tem permitido avanços no entendimento sobre a operacionalidade do cérebro, possibilitando o estudo das funções mentais por técnicas de neuroimagem. Observando e interferindo nos diferentes planos hierárquicos, do molecular ao comportamental, a neurociência aborda a interação entre os níveis de organização do sistema nervoso. Por outro lado, os avanços na compreensão e tratamento de doenças presentes em uma população com uma perspectiva de vida mais longa, como Parkinson, Alzheimer e epilepsia, tem recebido enorme contribuição pela associação de áreas como a genética, neuropsicologia e bioengenharia. De fato, a abordagem interdisciplinar para resolução de problemas reais é uma tendência no mundo contemporâneo.

Curso de excelência com possibilidade de bolsa de estudos

O programa de Pós-Graduação em Neurociência e Cognição da UFABC foi aprovado pela CAPES em novembro de 2010. O processo seletivo será realizado em março de 2011 e as atividades estão previstas para serem iniciadas em maio do mesmo ano. O programa tem por objetivo a formação de pessoal qualificado cientificamente para o exercício de atividades de ensino, pesquisa e produção. O corpo docente é formado somente por doutores, com experiência em pesquisa atestada por meio de numerosas publicações em periódicos internacionais. A matriz curricular é formada por disciplinas que, particularmente e em conjunto, tem característica interdisciplinar, objetivando a formação de profissionais qualificados, com capacidade da integração de conhecimento em projetos inovadores. Coerente com esta proposta, os pós-graduandos serão incentivados a cumprir créditos cursando disciplinas oferecidas por outros programas de pós-graduação, dentro e fora da UFABC.O curso de mestrado acadêmico em Neurociência e Cognição contará com bolsas de estudos institucionais e de agências de fomento à pesquisa.

Para maiores informações sobre o curso e o processo seletivo, consulte a página do programa (ppgnc.ufabc.edu.br).


Categorias: Oportunidades. Para adicionar o texto à sua lista de favoritos, use o permalink. Envie um comentário ou deixe um trackback: URL de trackback.

17 Comentários


  1. Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function ereg() in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php:194 Stack trace: #0 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/comments.php(34): thematic_commenter_link() #1 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/comment-template.php(1510): require('/home/storage/5...') #2 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/single.php(38): comments_template() #3 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/template-loader.php(77): include('/home/storage/5...') #4 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-blog-header.php(19): require_once('/home/storage/5...') #5 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/index.php(17): require('/home/storage/5...') #6 {main} thrown in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php on line 194