SBNeC – Caxambu 2010 ARTSCI SATÉLITE MAIS QUE A RAZÃO DO BELO: UMA CIÊNCIA SENSÍVEL

NEUROCINE Coordenação: Marcus Vinícius Baldo e Renata Pereira Lima

Com o intuito de mostrar que a ciência pode também ser compreendida de maneira simples e divertida, a SBNeC juntará entretenimento e educação em duas sessões de cinema durante seu XXXIV Congresso Anual. Esta atividade, direcionada à população local de Caxambu e região, é uma oportunidade única para reunir neurocientistas e sociedade na discussão de um tema bastante peculiar: o funcionamento do cérebro. Após a exibição de cada filme, serão discutidos os dois temas escolhidos – Memória e Visão – com especialistas de cada área. A ideia é entender o que está por trás de temas tão presentes em nosso cotidiano por meio de dois filmes bastante ilustrativos.

Brilho eterno de uma mente sem lembranças (Eternal Sunshine of the Spotless Mind – 2004)

Comentaristas: Gilberto Fernando Xavier e André Frazão Helene

E se pudéssemos apagar seletivamente nossas memórias? O filme Brilho eterno de uma mente sem lembranças conta a estória de Joel que, ao descobrir que sua ex-namorada Clementine conseguiu apagar da sua própria memória tudo o que diz respeito à relação que mantiveram, decide recorrer ao mesmo procedimento. Durante o apagamento, Joel relembra fatos e se arrepende de ter contratado a empresa. Tentando anular o processo, ele acaba com todas as suas memórias apagadas.

Janela da Alma (2002)

Comentarista:  Sérgio Neuenschwander

A forma que vemos o mundo é a mesma para todas as pessoas? Em Janela da Alma, do cineasta brasileiro João Jardim, apresenta 19 pessoas com vários graus de acuidade visual, que vão da miopia à cegueira completa.  O escritor e prêmio Nobel José Saramago, o neurologista Oliver Sacks, o fotógrafo cego franco-esloveno Evgen Bavcar, a atriz Marieta Severo, o músico Hermeto Paschoal, entre tantas outras, relatam, através de suas próprias vivências e perspectivas, como se vêem, como vêem os outros e como enxergam o mundo.

Categorias: Eventos. Para adicionar o texto à sua lista de favoritos, use o permalink. Envie um comentário ou deixe um trackback: URL de trackback.

Um Comentário


  1. Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function ereg() in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php:194 Stack trace: #0 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/comments.php(34): thematic_commenter_link() #1 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/comment-template.php(1510): require('/home/storage/5...') #2 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/single.php(38): comments_template() #3 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/template-loader.php(77): include('/home/storage/5...') #4 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-blog-header.php(19): require_once('/home/storage/5...') #5 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/index.php(17): require('/home/storage/5...') #6 {main} thrown in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php on line 194