Concurso: Professor adjunto em cognição (neurofarmacologia, linguagem, eletrofisiologia celular) na UFABC (inscrições prorrogadas até 03/07/2010)

A Universidade Federal do ABC realizará concursos na área de cognição, especificamente nas sub-áreas de Neurofarmacologia, Eletrofisiologia Celular e Linguagem. Maiores detalhes podem ser encontrados nos editais de abertura 34/2010 (neurofarmacologia), 33/2010 e retificação 41/2010 (eletrofisiologia celular) e 32/2010 (linguagem). Documentos de inscrição e editais em estas e outras áreas podem ser acessados a partir do portal da UFABC, seguindo o link “Concursos” do menu superior.

A Universidade federal do ABC é uma nova instituição no cenário do Brasil que se coloca na mesma linha das principais instituições internacionais ao reconhecer e estabelecer a abordagem multi- e interdisciplinar como meta do ensino e pesquisa realizada por seus integrantes. Coerentemente com este objetivo, foi instituído em 2008 o Núcleo de Cognição e Sistemas Complexos (NCSC), uma unidade que tem como objetivo estimular uma produção científica e tecnológica de ponta nas Ciências Cognitivas a partir da aproximação de pesquisadores de diferentes especialidades e auxiliar no planejamento e administração de infra-estrutura laboratorial.

A grande área de Ciências Cognitivas foi escolhida por ser a convergência de áreas biológicas, humanas e exatas e pelo seu potencial de inovação e contribuição ao bem estar do ser humano. Com a colaboração temática de biólogos, biomédicos, psicólogos, linguistas, matemáticos, estatísticos, físicos, engenheiros e profissionais das mais diversas áreas pretende-se avançar nas questões fundamentais e práticas relacionadas com a mente e o cérebro. Atualmente o NCSC conta com o trabalho de mais de 20 jovens pesquisadores e laboratórios equipados ou em instalação para experimentação animal e humana. Um novo campus está sendo construído na cidade de São Bernardo do Campo onde um amplo espaço está destinado à pesquisa na área de Cognição e Neurociência, prevendo a integração das múltiplas áreas de atuação dos pesquisadores. Os profissionais contratados por meio deste edital também farão parte de um programa de pós-graduação em Neurociência e Cognição, recentemente aprovado na UFABC, e do projeto pioneiro de um Bacharelado em Neurociências.
Os anexos aos editais listam os tópicos dos concursos. Espera-se do candidato bem sucedido um histórico de produtividade e formação compatíveis com a temática deste concurso. Acima de tudo, são imprescindíveis características de espírito empreendedor, atitude proativa, capacidade de colaboração com pesquisadores de formações diferentes, disposição de construção de uma nova estrutura na UFABC que gere conhecimento e inovação de primeira linha, visão ampla das questões científicas fundamentais e capacidade de formação de uma nova geração de cientistas coerente com o espírito de vanguarda do Projeto Pedagógico da UFABC.

Categorias: Eventos, Oportunidades. Para adicionar o texto à sua lista de favoritos, use o permalink. Envie um comentário ou deixe um trackback: URL de trackback.

Um Comentário


  1. Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function ereg() in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php:194 Stack trace: #0 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/comments.php(34): thematic_commenter_link() #1 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/comment-template.php(1510): require('/home/storage/5...') #2 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/single.php(38): comments_template() #3 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/template-loader.php(77): include('/home/storage/5...') #4 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-blog-header.php(19): require_once('/home/storage/5...') #5 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/index.php(17): require('/home/storage/5...') #6 {main} thrown in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php on line 194